Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Última Atualização do site:  

21/09/2017 15:12:43

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 156 vezes
Segunda-feira, 15 de Agosto de 2016
Departamento de Meio Ambiente promove ação de recolhimento de entulhos e resíduos volumosos no município
 
Departamento de Meio Ambiente promove ação de recolhimento de entulhos e resíduos volumosos no município

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Meio Ambiente e em parceira com os Departamentos de Saúde, Obras e Vigilância Sanitária, está realizando uma ação com o objetivo de eliminar entulhos e resíduos volumosos acumulados em fundos de quintais e também eliminar a possibilidade destes objetos estarem acumulando água, se tornando criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é vetor de doenças graves e que trazem riscos à população.

 

Esta ação é parte integrante da Campanha Municipal de Combate à Dengue e vai atender toda a cidade, que foi dividida em dez setores. A cada semana um setor será atendido e a prefeitura vai deslocar os funcionários e um maquinário para recolher os entulhos e resíduos volumosos. A ação vai ocorrer até o mês de outubro.

 

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, foi estipulado mediante o Decreto Municipal que, os moradores devem descartar os materiais durante o fim de semana, ou seja, de sexta-feira até domingo. Na segunda-feira, a prefeitura vai dar início ao recolhimento, estendendo a ação até o fim da semana.

 

O Departamento de Meio Ambiente salienta que é importante que o morador observe o calendário que foi definido e descartar apenas na semana que o bairro dele for atendido, caso o descarte seja feito fora do calendário, o munícipe pode responder por disposição inadequada de resíduos, que é crime ambiental, previsto por lei e passível de multa.

 

Podem ser descartados restos de materiais de construção e reforma (tijolos, lajotas, lajes, madeiras, telhas), móveis velhos e restos de podas e galhada de árvores.

 

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adalberto Ferracin, é muito importante realizar ações como esta, pois a eliminação de potenciais criadouras elimina, ou pelo menos, reduz drasticamente as chances do mosquito vetor se reproduzir e transmitir doenças à população, já que o período mais úmido e com maior índice de chuvas se aproxima, o acúmulo de água tende a aumentar, proporcionando o ambiente ideal para a proliferação do mosquito, por isso, mais uma vez o município vai realizar esta ação, pois o recolhimento dos entulhos impede que estes fiquem expostos, retendo água e dando a oportunidade ideal do mosquito depositar os ovos. A ação irá ajudar a minimizar desta forma, os riscos de uma epidemia.

 

OBS: Pedimos por gentileza, que o morador observe o calendário estipulado, pois não serão recolhidos materiais que não estão na programação e no setor correspondente. Caso haja descarte irregular, o morador pode ser punido com aplicação de multa.

 

* ATENÇÃO! SETOR 1: a data de descarte está liberada até quinta-feira (18) e o recolhimento será feito até o fim de semana.   

* Não vai haver recolhimento hoje (15), por causa da chuva. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 
 
 Galeria de Fotos
Departamento de Meio Ambiente promove ação de recolhimento de entulhos e resíduos volumosos no município Departamento de Meio Ambiente promove ação de recolhimento de entulhos e resíduos volumosos no município
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira das 8h30 às 11h30 e 13h00 às 17h00

Rua Bernardino Bogo, 175 - Centro

Mandaguaçu - Paraná

 

ouvidoria@mandaguacu.pr.gov.br

(44) 3245-8400