.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Município subiu 72 posições no Índice de Transparência da Administração Pública no último ano
Um dos principais compromissos com Mandaguaçu, da atual gestão do Prefeito Municipal Professor Índio e do Vice Prefeito Gilmar Cadamuro, é com a transparência pública. No último ano, iniciou-se com a Proposta do Plano de Governo 2021 a 2024, o qual prevê uma gestão transparente, participativa e pautada pela verdade, sendo visivelmente comprovado neste ano de 2022. Segundo a análise do Tribunal de Contas, sobre o Índice de Transparência da Administração Pública 2021, Mandaguaçu subiu, em apenas um ano, do 125º para 53º lugar no levantamento realizado por essa entidade (72 posições).
O ITP (Índice de Transparência da Administração Pública), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tem como objetivo avaliar os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais de todo Paraná, estimulando a melhoria da transparência pública. A posição no ranking se dá em razão do crescimento significativo da nota, que saiu de 74,11% para 93,45%, ficando acima da média estadual (80,09%), da mesorregião (81,35%) e dos municípios com população entre 10 mil e 50 mil (81,22%), ficando 12ª posição no ranking da mesorregião e 25ª no ranking da faixa populacional.
A Secretaria Municipal de Controle Interno, cuja finalidade dentre tantas é promover a transparência e o acesso à informação. Por iniciativa, propôs a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Acesso à Informação, dentre outros pontos que contribuíram para o ranking. A secretária do Departamento de Controle Interno, Nathania Vansan Camillo, deu sua palavra sobre esta conquista, bem como a cidade irá continuar avançando na transparência. “A gestão de 2021 a 2024, cujo lema é “Continuar e Avançar”, dará sequência com os trabalhos para que Mandaguaçu atinja 100% dos quesitos de transparência pública estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, confirmando assim seu compromisso com a população mandaguaçuense”, explicou a secretária.
Para chegar a esta posição, a gestão contou também com o grupo de servidores de todos as demais secretarias e setores, que não mediram esforços para ajudarem nos envios e ajustes de informações, melhorando assim a transparência municipal em um todo.
.
.
.
.