Mandaguaçu, segunda-feira, 05 de dezembro de 2022 Telefone (44) 3245-8400

Educação - Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2022

Mandaguaçu avança em nível de transparência pública para o 53° lugar

Município subiu 72 posições no Índice de Transparência da Administração Pública no último ano

Um dos principais compromissos com Mandaguaçu, da atual gestão do Prefeito Municipal Professor Índio e do Vice Prefeito Gilmar Cadamuro, é com a transparência pública. No último ano, iniciou-se com a Proposta do Plano de Governo 2021 a 2024, o qual prevê uma gestão transparente, participativa e pautada pela verdade, sendo visivelmente comprovado neste ano de 2022. Segundo a análise do Tribunal de Contas, sobre o Índice de Transparência da Administração Pública 2021, Mandaguaçu subiu, em apenas um ano, do 125º para 53º lugar no levantamento realizado por essa entidade (72 posições).

O ITP (Índice de Transparência da Administração Pública), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tem como objetivo avaliar os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais de todo Paraná, estimulando a melhoria da transparência pública. A posição no ranking se dá em razão do crescimento significativo da nota, que saiu de 74,11% para 93,45%, ficando acima da média estadual (80,09%), da mesorregião (81,35%) e dos municípios com população entre 10 mil e 50 mil (81,22%), ficando 12ª posição no ranking da mesorregião e 25ª no ranking da faixa populacional.

A Secretaria Municipal de Controle Interno, cuja finalidade dentre tantas é promover a transparência e o acesso à informação. Por iniciativa, propôs a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Acesso à Informação, dentre outros pontos que contribuíram para o ranking. A secretária do Departamento de Controle Interno, Nathania Vansan Camillo, deu sua palavra sobre esta conquista, bem como a cidade irá continuar avançando na transparência. “A gestão de 2021 a 2024, cujo lema é “Continuar e Avançar”, dará sequência com os trabalhos para que Mandaguaçu atinja 100% dos quesitos de transparência pública estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, confirmando assim seu compromisso com a população mandaguaçuense”, explicou a secretária.

Para chegar a esta posição, a gestão contou também com o grupo de servidores de todos as demais secretarias e setores, que não mediram esforços para ajudarem nos envios e ajustes de informações, melhorando assim a transparência municipal em um todo.

Portal atualizado em: 05/12/2022 09:54:56