Obras - Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021

Especial Aniversário de Mandaguaçu

Nosso município completa 69 anos dia 14 de Dezembro

Foi no dia 14 de Dezembro de 1952, que Mandaguaçu se tornou um município, graças aos muitos colonos vindos de diferentes estados e países, em busca de melhores condições de vidas, se aventurando nas remotas matas do Paraná. Assim, ao longo dos anos, com a coragem e força de um povo forte e cheio de esperança, a região do norte paranaense progrediu e se desenvolveu.

Nos desbravamentos das matas, muitas cidades foram surgindo, iniciando a região da cidade de Londrina, seguindo das cidades de Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Mandaguari, e só anos depois veio Mandaguaçu, Nova Esperança, Alto Paraná, Paranavaí, Nova Londrina e os outros municípios.

O primeiro nome da nossa cidade foi Cruzeirópolis, mas como a pronúncia era muito difícil e o nome um pouco longo, logo a mudança veio. Uma placa no início de 1948, designava o novo nome da nossa cidade: Vila Guaíra, estrada de Paranavaí. No decorrer dos anos, o município teve outros nomes, mas parou com o atual, Mandaguaçu, sendo de origem tupi guarani e significa "abelha grande".

O atual Prefeito Municipal Professor Índio, deu a sua palavra sobre o aniversário de 69 anos da cidade. “No dia 14 de dezembro de 2021, a nossa cidade completará 69 anos, mas quem comemora somos nós, os cidadãos. Parabenizo, toda população mandaguaçuense, um povo abençoado, guerreiro e trabalhador, que de várias formas, não medem esforços para construir um município melhor, que buscam novos projetos sempre e aceitam os desafios, não perdendo de vista o amor e o respeito pela comunidade, mostrando assim, que não existem obstáculos ou limites para alcançarmos nossos objetivos”, parabenizou o Prefeito. Além disso, agradeceu aos demais prefeitos que fizeram parte da história e construção de Mandaguaçu. “Agradeço sempre às gestões anteriores que por aqui passaram e deram sua contribuição, para que hoje com 69 anos, Mandaguaçu esteja tão linda e cobiçada. Tenho a honra de hoje ser o prefeito desta cidade. Quero semear ações e colher conquistas e acreditar em um futuro com mais desenvolvimento e vitórias. Parabéns Mandaguaçu!”.

Ao decorrer dos 69 anos de história, Mandaguaçu já passou por muitas coisas, principalmente esses últimos anos em que estamos vivendo a pandemia da COVID-19, e assim precisamos cuidar da nossa cidade cada vez mais. Mandaguaçu está em constante transformação e se tornando em um lugar cada vez melhor para as futuras gerações, se destacando entre outras cidades no mesmo nível em quesitos de beleza, segurança e qualidade de vida. Esses 69 anos são, para nós, uma comemoração do quão grande Mandaguaçu é. Parabéns, "Abelha Grande"!