Educação - Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu realiza 13° Conferência Municipal da Assistência Social

A Conferência teve como objetivo discutir sobre a desigualdade e a garantia da proteção social

Na tarde de ontem (25), aconteceu em nosso município a 13° Conferência Municipal de Assistência Social de Mandaguaçu, no Auditório Maria Cecília Ramires. O encontro teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, sendo organizado em 5 eixos. Os eixos apresentados foram:

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Estiveram participando da Conferência o Prefeito Municipal Professor Índio, o Vice Prefeito Gilmar Cadamuro, Vice Presidente da Câmara Municipal Vereador Raul Coelho, secretária do Departamento de Assistência Social e também Primeira Dama Adriana Bueno da Silva, o secretário do Departamento Administrativo e também Vice Presidente da Assistência Social Anito Rocha. Participaram também os representantes dos Departamentos da Saúde e Educação, e usuários da Assistência Social.

O Prefeito Municipal Professor Índio deu a sua palavra sobre o encontro. “Que esse encontro seja uma boa Conferência, que seja também pedagógica, onde a gente possa entender que a questão social é um direito do povo e é um dever do Estado, e que nós devemos ter financiamento para diminuir a desigualdade e manter a proteção social”. O Vice Prefeito Gilmar Cadamuro, comentou sobre a satisfação de realizar este encontro em Mandaguaçu. “É com grande prazer que a gente recebe vocês neste dia, em um ato tão importante como esse. Importante que aqui nós decidimos o ato social, o que nós vamos manter em nosso município e dirigir a nossa população”. Já a secretária do Departamento Social Adriana Bueno expressou a importância da Conferência. “Hoje é um grande dia para nossa assistência, nossa política de assistência social, onde serão discutidas propostas que virão oferecer melhorias ao nosso município”.  Para complementar as falas, o Vice Presidente da Assistência Social Anito Rocha explicou o que é ação social. “A ação social é tratar desigualmente os desiguais, na medida em que eles se desenvolvem, atendendo as necessidades de cada cidadão, a tudo o que acontece na sociedade”, ao final ele desejou uma boa Conferência a todos.

O encontro contou com a palestra magna referente ao tema e proferida pela palestrante Juliana Moura dos Santos, que foi discutida propostas pertinentes aos eixos apresentados e que serão analisadas para serem colocadas em prática em nosso município. A Conferência seguiu todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, para garantir a segurança de todos.