Educação - Quinta-feira, 03 de Setembro de 2020

SETEMBRO AMARELO

PASSANDO POR AQUI PARA FALAR UM POUQUINHO SOBRE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.

Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país.

Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.

*** Não é frescura.

Não é falta de Deus.

Não é fraqueza.

E a solução não é morrer, é TRATAR ESSA DOR!

REDES DE APOIO:

UBS (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE)

CAPS (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL)

CVV 188 (CENTRO DE VALORIZAÇÃO A VIDA) LIGAÇÃO GRATUITA – 188

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Somos uma rede de apoio, e estamos aqui pelo seu bem estar, físico, mental e social.

Secretaria Municipal de Saúde - Cristiane Amaral

Enfermeira Ana Paula Alves – Coordenadora Centro de Atenção Psicossocial - I