Obras - Terça-feira, 23 de Junho de 2020

Parque Lagoa Dourada passa por despesca em Mandaguaçu

Parte da renda dos peixes comercializados será revertida para revitalização do Lagoão

O Parque Lagoa Dourada, popularmente conhecido como “Lagoão”, passou por um processo de despesca nos últimos dias em Mandaguaçu. Ao todo, foram retirados e comercializados quase dois mil quilos de peixes. Parte do valor arrecadado com a venda será utilizado na revitalização do parque.

De acordo com Elton Mendes, secretário de Meio Ambiente, a retirada dos peixes para a manutenção do Lagoão era mais do que necessária e contou com uma equipe de funcionários e voluntários que participaram tanto da despesca quanto da venda dos peixes. “Ao todo, foram retirados exatamente 1.936 quilos de tilápias, tucunarés, curimbas e cascudos”, destaca o secretário.

As vendas ocorreram da seguinte forma: os peixes maiores que foram retirados no início da despesca, e outras espécies diferentes de tilápias, foram vendidos a R$ 10 o quilo. Os peixes de peso intermediário, comercializados a R$ 8 o quilo. Já os peixes menores foram vendidos a R$ 5 o quilo. “O valor total arrecadado com as vendas foi de R$ 13.939. Tivemos R$ 620 revertidos em despesas. Logo, o valor líquido foi de R$ 13.319. Parte da renda será utilizada na revitalização do Lagoão e em outras manutenções que o parque necessite”, explica Adauto Almir Braz, presidente do Conselho de Meio Ambiente de Mandaguaçu.

Com os dias ensolarados e as temperaturas mais amenas, foi iniciado o processo de desaterramento do leito do lago, ou seja, a retirada de lama do fundo. Entre as melhorias previstas para o parque, pode-se destacar: a conclusão do conjunto de sanitários, o repeixamento da represa e a revitalização do paisagismo.   O período escolhido para a execução das obras no Lagoão foi  decidido a partir da combinação de dois fatores: a estiagem que atingiu o Paraná nas últimas semanas e a pandemia de Covid-19,  que culminou com o fechamento do parque.