Saúde - Quarta-feira, 10 de Junho de 2020

Mandaguaçu implanta prontuário eletrônico nas UBS

Sistema de Informação em Saúde é preconizado pelo Ministério da Saúde

Já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Mandaguaçu o prontuário eletrônico e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS). Trata-se de uma estratégia do Departamento de Saúde da Família, recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), que busca reestruturar as informações da Atenção Primária em todo o território nacional, com a finalidade de conhecer as demandas da população para ampliar a qualidade no atendimento.

De acordo com José Pedro Barbosa Filho, coordenador de Projetos e Inovações no município, a implantação do e-SUS está alinhada com a reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde. “No final de 2019, o Governo Federal implantou um novo financiamento de Atenção Primária que passou a vigorar no dia 1º de janeiro deste ano. Assim, a informatização dos serviços públicos municipais se tornou essencial para o recebimento da verba referente à Saúde Pública que até então era feito somente a partir das equipes cadastradas no Ministério da Saúde”, explica o coordenador.

Anteriormente ao prontuário eletrônico, para receber o repasse das verbas referentes à Saúde do MS, bastava o município estar cadastrado nos devidos programas e ter efetuado um único atendimento ao longo do ano em vigor para ter direito ao valor de maneira integral, segundo a população do município. “A partir de 1º de janeiro de 2020, Mandaguaçu passou a receber por produção, então, além de ter a equipe cadastrada nos devidos programas, também tornou-se necessário que essa equipe tenha produção. Assim, o valor que será repassado para cada município será com base nos serviços realmente realizados”, afirma o coordenador.

Dessa forma, o MS está elencando alguns indicadores que devem ser cumpridos pelos municípios, os quais podem variar de ano para ano. Para atender às demandas desse novo programa é que no primeiro trimestre deste ano teve início a informatização das Unidades Básicas de Saúde de Mandaguaçu, com troca dos computadores que já estavam obsoletos e melhorias no acesso à internet, que ganhou mais velocidade. Na sequência, ocorreu a instalação de um servidor para atender o sistema que alimenta o programa do SUS.

Após as UBS terem sido paramentadas, o próximo passo foi o treinamento dos funcionários para manusear a nova ferramenta de trabalho. Até o momento, quatro UBS já estão operando diretamente no sistema. “Com a implantação do e-SUS, o prontuário do paciente fica disponível em todas as UBS de forma online, contendo todo o histórico de atendimentos do paciente no SUS. O que contribui diretamente na redução do tempo de espera para liberação de exames e evita solicitação repetida quando o paciente é atendimento por médicos distintos, visto que os resultados dos exames realizados pela rede pública de Saúde ficam disponíveis no prontuário eletrônico para acesso dos profissionais durante o atendimento”, orienta o coordenador de Projetos e Inovações.