Saúde - Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2022

Hospital Metropolitano inicia atividades em Mandaguaçu

População ganha reforços no enfrentamento ao coronavírus

Em plena época de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a população de Mandaguaçu já tem motivos para respirar um pouco mais aliviada: o Hospital Metropolitano iniciará o atendimento dos casos de urgência e emergência no município a partir da próxima segunda-feira (13), das 19h até 7h em dias úteis e 24 horas em feriados e finais de semana.

As diretorias do antigo hospital São Lourenço e da rede Metropolitano assinaram ontem, (08), o contrato que firmou o convênio de atendimento com a prefeitura.  “Foi um período de muitas negociações até esse momento. Agora a nossa população poderá desfrutar novamente de um hospital conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município”, comemora o prefeito Maurício Índio. Inicialmente, o contrato com a instituição de saúde não prevê o atendimento de especialidades médicas de baixa e média complexidade.

Desde que o hospital São Lourenço encerrou o convênio com o SUS em Mandaguaçu, no último dia de dezembro de 2019, é que tanto o prefeito quanto o Departamento de Saúde se mobilizaram para organizar o fluxo de atendimento dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em hospitais da região. Logo, a UBS Central passou a oferecer atendimento 24 horas para também atender as demandas de urgência e emergência da população. De acordo com a secretária de Saúde de Mandaguaçu, Cristiane Amaral, a UBS Central continuará atendendo 24 horas como referência para casos de agravos respiratórios até o dia 11 de maio. “A partir de 12 de maio, a UBS Central passa a atender das 7h às 19h e o Hospital continua das 19h às 7h para urgência e emergência”, orienta a secretária.

O horário de atendimento de cada UBS seguirá de forma normal, de segunda a sexta-feira, da seguinte forma: Bela Vista, Pulinópolis e Parque Ouro Verde atendem das 7h até 17h. Já a unidade da Vila Guadiana possui expediente das 7h até 19h.