Mandaguaçu, quinta-feira, 06 de outubro de 2022 Telefone (44) 3245-8400

Poss. de Pancadas de Chuva
Instável

Saúde - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Saúde adota medidas para contenção do coronavírus em Mandaguaçu

Município ainda não registrou nenhum caso da doença

O Departamento de Saúde de Mandaguaçu já iniciou as ações de prevenção ao coronavírus (covid-19) e conta com a conscientização da população para evitar que a doença atinja o município. Assim, foi desenvolvido um plano de contingência com base nos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.

A partir desta sexta-feira (20) passa a valer o decreto do município, que solicita o fechamento do comércio e o isolamento social da população nos próximos 15 dias, com a finalidade de conter o pico de transmissão da doença que já atingiu duas pessoas em Maringá. Lembrando que se trata de um vírus de fácil contágio e extremamente agressivo, principalmente para a população que se encontra no grupo de risco ou com alguma comorbidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristiane Amaral, a população que se enquadra no grupo de risco é composta por indivíduos com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, portadores de doenças crônicas, doenças respiratórias (doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma, por exemplo), além de diabetes, hipertensão, entre outras. “A essas pessoas é solicitado que redobrem os cuidados, façam o isolamento social bem criterioso, ou seja, permaneçam em casa. E, em caso de sintomas importantes, procurem o atendimento na UBS de referência também”, orienta a secretária.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão normalmente: a UBS Central continuará aberta 24 horas, a UBS da Vila Guadiana das 7h às 19h. E as demais UBSs das 7h às 17h. No entanto, é solicitado à população que só procure o serviço em caso de urgência e emergência para evitar exposição desnecessária, além de sobrecarga nos serviço de atendimento. “Tudo o que puder ser agendado para 15 ou 20 dias é preferível, estamos em época de pandemia. Todas as demandas eletivas serão desmarcadas e remarcadas posteriormente”, explica a secretária de Saúde.

Se qualquer indivíduo apresentar sintomas de gripe, como: tosse, coriza, espirros, febre alta, problemas respiratórios, cansaço, dor de garganta, é orientado procurar atendimento na UBS de referência e não se automedicar em casa sem avaliação médica.

Portal atualizado em: 05/10/2022 09:01:38