Educação - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Fiscalização orienta comerciantes em Mandaguaçu

Comércios que descumprirem o decreto podem ser multados

A partir desta sexta-feira (20), começa a valer as medidas do decreto municipal que suspende o funcionamento do comércio por 15 dias em Mandaguaçu. Para assegurar que apenas os estabelecimentos permitidos abram as portas é que várias equipes de fiscalização da prefeitura estão percorrendo bairros e avenidas do município.

De acordo com o secretário do departamento de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Transporte, Alessandro Mansano, a secretaria de Segurança Pública do Paraná convocou as equipes de fiscalização para averiguação e orientação nos bairros e avenidas do município. “Hoje estamos trabalhando, preventivamente, com a orientação aos comerciantes sobre o fechamento e formas de conduzir os estabelecimentos neste período, porque no decreto de fechamento não conseguimos incluir todos os comércios. Então, contamos com o bom senso do comerciante, pois mesmo que o tipo de estabelecimento dele não foi citado no decreto, ele precisa se conscientizar de que precisa fechar”, explica o secretário.

A estratégia de fiscalização conta com o apoio da Polícia Militar e tem o objetivo de fazer cumprir os detalhes de funcionamento dos estabelecimentos permitidos e de orientar o fechamento daqueles que não foram contemplados. “Aos supermercados vamos orientar sobre como proceder neste período. Em estabelecimentos grandes, a regra é: máximo de 30 pessoas, a cada 20 minutos, no interior da loja, com controle de mercadorias a partir do estoque do comerciante”, destaca Mansano.

Comerciantes que descumprirem as orientações dadas pelos fiscais, ou aquelas que constam no decreto municipal, podem ser advertidos e até multados. Os valores variam em R$ 5 mil, R$10 mil, e pode ocorrer até a cassação do alvará de funcionamento do comércio. Segundo o prefeito Professor Maurício Índio, o momento atual é de prevenção ao coronavírus e isso depende muito do apoio da população, especialmente dos comerciantes.