.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Obras - Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agricultura revitaliza 241 km de estrada em Mandaguaçu

Os agricultores comemoram as conquistas


Ao todo, 21 estradas rurais de Mandaguaçu devem ser melhoradas até o final deste ano. Tratam-se de 241 quilômetros de estrada que estão passando por manutenção e conservação desde 2017. A readequação das estradas do município ganhou novo formato para melhor durabilidade e conservação das mesmas, visto que antigamente era costume apenas raspar as sujeiras e entulhos, o que deixou de ser feito.

De acordo com o secretário de Agricultura Luiz Carlos Grossi, a safra de Mandaguaçu é muito grande e para o melhor escoamento dela e conforto dos proprietários rurais é que o carreador de cada produtor também está sendo melhorado. “Tivemos um cuidado a mais principalmente com o produtor de frango, tanto com o carreador quanto com o pátio deles, porque quando chove ocorre um grande desconforto na mobilidade deles, sendo que apenas as máquinas e caminhões pesados é que trafegam em aproximadamente 135 barracões de frango do município”, afirma o secretário.

Simultaneamente, os carreadores dos horticultores também estão sendo revitalizados, visto que os mesmos também representam uma parcela significativa de produção no município e a jornada de trabalho deles é extensiva. Com saída das propriedades em torno das 4 horas para a venda da produção, quando chove também é um transtorno para o deslocamento, então a revitalização desses pontos de acesso também é importante para esses produtores.

O secretário de Agricultura explicou que um convênio firmado com o Governo do Estado trouxe várias benfeitorias aos agricultores do município através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), que contemplou Mandaguaçu com duas micro bacias e desde 2019 está sendo fornecido calcário e fósforo aos agricultores. “Também conquistamos duas carretas agrícolas, uma semeadora e duas carretas basculantes”, comemora Grossi.

“Nós dispomos também de 22 implementos e dois tratores para atender os pequenos produtores rurais. Com participação desde a gradagem da terra até o plantio, independente do tipo de produção pretendida: milho, mandioca, ou qualquer outra. Nós prestamos toda essa assistência também. Se o produtor precisar de algum implemento, nós emprestamos ou nos deslocamos até a propriedade e fazemos o serviço para ele”, explica o secretário.

A agricultora Helena Calvalcante contou que sofria bastante quando chovia, pois a chácara dela está localizada na parte de baixo da estrada do Mamão e a enxurrada descia com força na direção da propriedade dela. Desde que ocorreu a manutenção na estrada é que a situação foi melhorada.

313 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.