Administração - Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

Prefeitura de Mandaguaçu investe em tecnologia digital

A comunicação da Prefeitura Municipal de Mandaguaçu conta com novidades desde o ano passado: a implantação de um sistema digital inteligente que permite maior agilidade de comunicação entre os setores da administração, contribuintes e fornecedores além de também facilitar a emissão de documentos, ofícios, entre outros benefícios. Reflexo da evolução tecnológica e do programa de Transformação Digital pelo qual o município vem passando nos últimos dois anos.

Desde dezembro de 2019 é que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou a lei que, dentre outras providências, deu início à criação da divisão de Tecnologia, Inteligência Analítica e Inovação de Mandaguaçu, a qual não gerou nenhum custo ao município e ainda o colocou em destaque no campo tecnológico. “Isso foi possível porque não foi preciso investir em nenhuma nova contratação, foram realizados apenas remanejamentos internos, o que propiciou ao município um avanço no cenário da tecnologia”, explica o diretor da Divisão de Tecnologia, Inteligência Analítica e Inovação, João Renato Antoniazzi.

Esta nova divisão baseia-se em três pilares:

O programa de Transformação Digital é pautado em mudanças tanto físicas quanto culturais que a prefeitura adotou e tem como objetivo propiciar um melhor desempenho na oferta de serviços básicos à população. Também contribui com o meio ambiente, visto que não são mais utilizados papéis físicos para a comunicação interna e externa. Assim, todo o trâmite de comunicação entre os setores é realizado de maneira exclusivamente digital, acarretando na economia de custos com papéis e impressões. “Em apenas nove meses, mais de 66 mil documentos deixaram de ser impressos. Isto significa uma redução de custos de mais de 30 mil reais”, afirma Antoniazzi.

“Trabalho no setor de engenharia e achei excelente o novo sistema de comunicação, pois os processos (aprovação de projeto) passaram a ser todos digitais e isso facilitou tanto a parte de análise quanto o arquivamento destes documentos junto à prefeitura (reduzindo o fluxo de papel no setor), facilitando muito a comunicação entre os profissionais e contribuintes envolvidos no processo, que ficou 100% transparente. Assim, todos temos acesso sobre o andamento do mesmo, sobre quando foi visto e analisado, o que permite uma maior interação”, destaca a funcionária pública Yara Stefany Welker.

Entre as melhorias previstas para a população está a modernização do parque tecnológico, com a aquisição de um novo servidor de dados e de sistemas, o que representa um avanço na modernidade e reflete em mais segurança digital.

Em paralelo a isso tudo, a administração pública está ainda promovendo políticas de acesso a internet dentro de seus prédios públicos da qual estão sendo bloqueados o acesso, por parte dos servidores públicos, a alguns sites como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, além de que os servidores públicos também são monitorados em relação ao uso da internet. Estas políticas são em favor da segurança digital além do aumento da eficiência operacional. O objetivo é que até o meio do ano todos os prédios públicos atendem estas políticas de acesso à internet.

Por fim, informamos ainda em primeira mão que na primeira semana de março será lançado no site institucional do município o ‘Portal de Serviços’ que irá disponibilizar mais de 70 serviços que anteriormente apenas eram feitos presencialmente ou por telefone. Será possível fazer pelo site solicitações, como reparos em iluminação pública, solicitação de poda ou corte de árvores, solicitações de revisão de IPTU, entre outros. Também será permitido fazer denúncias, inclusive em modo ‘anônima’, tais como terrenos vazios com mato alto, maus tratos de animas, queimadas irregulares, entre outros.   Serviços financeiros também como a segunda via de IPTU cadastro de isenções de IPTU por aposentadoria, certidões negativas entre outros.