Educação - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Combate aos borrachudos no município de Mandaguaçu

Departamento de Meio Ambiente realiza trabalho intenso para conter a proliferação do inseto na Zona Rural

O Prefeito Professor Índio, juntamente com o Vice-prefeito Gilmar Cadamuro e o Poder Legislativo, por meio do Departamento de Meio Ambiente, entraram em ação no combate aos mosquitos “borrachudos” (Simulium Pertinax) nas nascentes e córregos rurais da cidade. Para Mandaguaçu, foi uma grande conquista, pois há anos os munícipes solicitavam o veneno para aplicação e a atual gestão conseguiu amenizar esse problema, por meio da união de departamentos e moradores locais.

Os moradores felicitam a atual administração pela conquista. “Há muitos anos o borrachudo era um tormento em nossas vidas”, afirmou Fátima, moradora de uma propriedade perto de um córrego. A proliferação do mosquito borrachudo é comum antes da chegada do verão e, por isso, as autoridades ambientais, juntamente com os governantes, realizaram um calendário de prevenção e combate ao inseto. “É uma satisfação muito grande acabar com a proliferação do borrachudo nas nascentes rurais, isso foi promessa de campanha e agora foi cumprida. Podemos dizer que foi o ponto alto da gestão. Desta forma, interferimos na saúde dos moradores, no valor imobiliário das propriedades e na qualidade de vida das pessoas”, disse o Prefeito Professor Índio.

O Departamento de Meio ambiente também foi muito importante para o combate ao mosquito borrachudo. “Queremos agradecer também o Departamento de Meio Ambiente que foi muito importante nesse resultado positivo aos moradores”, acrescentou o Vice-prefeito Gilmar Cadamuro. A utilização da substância que combate os mosquitos deve ser manuseada de acordo com as explicações de um técnico e seguir algumas regras de aplicação. “Os moradores lançam o produto em 50 pontos diferentes ao mesmo tempo no município, desta forma esse é o motivo do sucesso ao combate do mosquito que, desde 2000, nós tentávamos resolver esse problema”, explicou o Prefeito. O trabalho de combate ainda continua evitando a proliferação do borrachudo nas propriedades e melhorando a qualidade de vida de todos os munícipes.