Obras - Terça-feira, 02 de Outubro de 2018

Novos equipamentos e veículo para COREMAN

Cooperativa dos recicladores de Mandaguaçu recebe investimentos

Na última semana, a Cooperativa dos Recicladores de Mandaguaçu (COREMAN), foi beneficiada com a chegada de novos implementos, tais como: balança, empilhadeira, esteira para triagem e suporte para 40 bag’s, no valor de aproximadamente R$ 230 mil, adquiridos por meio do Deputado Estadual Tiago Amaral e um novo caminhão coletor adaptado no valor de R$ 290 mil, adquirido por meio do Deputado Estadual Dr. Batista. Recentemente a COREMAN recebeu uma prensa de materiais reciclados e no ano passado, um caminhão para a coleta seletiva.

As novas tecnologias auxiliam os cooperados para potencializar o trabalho, bem como agilizar o processo de separação e, consequentemente, aumentar a produção. Nos últimos dois anos a cooperativa obteve um grande aumento de produção, cobrindo 80% da cidade de Mandaguaçu. Segundo informações cedidas pela COREMAN, em setembro do ano de 2016, a cooperativa coletou aproximadamente 25 mil toneladas de materiais recicláveis. Já em setembro do ano de 2017, a cooperativa arrecadou aproximadamente 28 mil toneladas. Em setembro deste ano a produção praticamente dobrou, a COREMAN coletou aproximadamente 48 mil toneladas de materiais, graças a mecanização da cooperativa, bem como a prática dos cooperados e comprometimento com o trabalho.

O crescimento da COREMAN se dá também pela preocupação da atual administração com a cooperativa, bem como a preocupação com a coleta seletiva do município e preservação do meio ambiente. Desta forma, o município vem dando todo o amparo e auxílio necessário para a cooperativa, a fim de que a mesma possa cobrir, futuramente, 100% da população de Mandaguaçu. O poder executivo, juntamente com o poder legislativo, desde o ano passado vem trabalhando juntos para conseguir recursos e maquinários para COREMAN. Aos poucos os pedidos vão sendo atendidos pelo governo e, com isso, a cooperativa se encontra em constante crescimento.

Estudos para construção de uma sede própria para a COREMAN já estão sendo realizados, afirma o secretário de Meio Ambiente, Elton Mendes. “Nós temos uma área em um Parque Industrial que será repassada as cooperativas da coleta seletiva e cooperativa de grãos. Já demos início aos projetos e estaremos passando uma parte desta área para a COREMAN”, disse o secretário. A cooperativa está investindo também mais de R$ 10 mil, na aquisição de seis mil novas bag’s que serão entregues em breve para a comunidade.