Educação - Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

Mandaguaçu realiza Conferência do Plano Municipal de Educação

Encontro visa avaliar as metas que foram atingidas no último ano

Durante o dia de ontem (19), aconteceu no Anfiteatro Maria Cecília Ramires, localizado no Centro Cultural Domingos Lançoni, a II Conferência do Plano Municipal de Educação (PME). O evento foi promovido pelo Departamento de Educação e Cultura e contou com a participação do Prefeito Professor Índio, acompanhado pela Primeira-dama Adriana Bueno, a secretária do Departamento de Educação e Cultura, Silvana Cadamuro, o vereador Márcio Aquaroni, representando a Câmara Municipal e o vereador Manuel Monteiro. Também estiveram presentes na conferência a representante do Núcleo Regional de Educação, Suely Marcolino Peres de Oliveira, a secretária do Departamento de Educação de Floraí, Maria Angela Zampieri Gimenez, a secretária do Departamento de Educação de Ourizona, Solange Maggi, a Promotora de Justiça da Comarca de Mandaguaçu, Simone Borba Paim, diretores e professores das escolas municipais do município, bem como demais colaboradores do Paço Municipal Hiro Vieira.

A II Conferência do Plano Municipal de Educação teve abordagem no tema “Avaliação e proposição de política para a garantia do direito a educação de qualidade”. O intuito do encontro foi de promover o debate sobre as metas traçadas no último ano, bem como analisar novas estratégias para melhorar a educação no município. Para a Promotora de Justiça, Simone Borba Paim, encontros desta magnitude ajudam a erradicar o analfabetismo. “A conferência é de grande importância, visto que por meio dela podemos traçar soluções para erradicar o analfabetismo no município. Além disso, propostas de educação em período integral, com atividades no contraturno, evitam que crianças e adolescentes fiquem nas ruas”, afirmou a Promotora.

Recentemente, Mandaguaçu foi avaliada pelo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), onde constatou-se um crescimento significativo para a cidade, visto que o último levantamento, realizado em 2015, o IDEB era de 6.1 e em 2017 o nosso índice elevou para 6.4. Vale ressaltar ainda que a média nacional foi de 5.8. Segundo a secretária do Departamento de Educação e Cultura, Silvana Cadamuro, esta é uma grande conquista para o município. “Eu quero parabenizar todos os professores, diretores, supervisores, colaboradores em geral da educação de Mandaguaçu, também os alunos, pois esta conquista é de todos nós. É Mandaguaçu que ganha, são as nossas crianças e o futuro da cidade”. Para o Prefeito Professor Índio, o crescimento no IDEB também é um grande motivo de orgulho para a gestão. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe e também os nossos alunos. Sem dúvida, esta é uma das maiores conquistas neste ano para a administração. Promover conferências como esta é de grande importância para continuarmos em busca de mais qualidade de educação e qualidade de vida. Que a conferência não fique somente aqui, mas também em nossas mentes, em nossas casas e nas salas de aula”, disse o Prefeito. O evento contou ainda com uma palestra, ministrada pela palestrante Joana Ramos Herculano que é pós-graduada em Filosofia, Políticas Públicas e Psicopedagogia Clínica e Institucional.