Saúde - Quinta-feira, 15 de Março de 2018

Comitê de combate ao mosquito Aedes aegypti de Mandaguaçu

Reunião com poder executivo, legislativo e sociedade em geral para debater ações de combate ao mosquito

Na manhã de hoje (15), aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mandaguaçu, a primeira reunião do ano do Comitê em Combate ao Mosquito Aedes aegypti de Mandaguaçu. O intuito do encontro é de promover debates sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, envolvendo representantes do poder executivo, legislativo e sociedade em geral, a fim de prevenir, combater e controlar o transmissor das doenças Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Além disso, discutir campanhas de conscientização, levantar os problemas da cidade e buscar soluções.

Segundo informações da Vigilância Sanitária, Mandaguaçu se destacou no ano passado pelo baixo índice de infestação por Aedes aegypti. Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) que é realizado quatro vezes ao ano (trimestral), no ano de 2017 o 1º LIRA apresentou baixo risco (0,03), 2º LIRA médio risco (1,4), 3º LIRA baixo risco (0,0) e 4º LIRA baixo risco (0,07). Números considerados excelentes pelo Departamento de Saúde.

No ano passado, segundo informações do Departamento de Saúde, houveram apenas quatro casos confirmados de dengue, porém os infectados adquiriram a doença em outra cidade, o que são chamados de "casos importados". Já neste ano, até o presente momento não foi registrado nenhum caso confirmado da doença. Vale lembrar que mesmo com os baixos números de infestação por Aedes aegypti, os cuidados devem continuar. Tire um tempinho por dia e verifique os cômodos de sua residência.

Para evitar a dengue, não dá pra ficar parado. Nem a água, nem você!