Educação - Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018

Ônibus Lilás estaciona em Mandaguaçu

Veículo do Governo Estadual combate a violência contra às mulheres

Na tarde de ontem (22), Mandaguaçu recebeu o Ônibus Lilás, na Vila Guadiana. O veículo é uma parceria do Governo Estadual com a Prefeitura de Mandaguaçu e dá amparo, atenção às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. Estavam presentes no evento o Prefeito Professor Índio, a Primeira-dama e também secretária do Departamento de Assistência Social, Adriana Bueno, o Vice-prefeito Gilmar Cadamuro, juntamente com a sua esposa Luiza Cadamuro, a chefe de gabinete Rosane Sanches, a chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Maringá, Elizabeth Akemi Ueta Nishimori, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Henrique Saes e os vereadores Manuel Monteiro e Fabrício Martelozzi. Também estavam presentes diretores, coordenadores e colaboradores da Prefeitura de Mandaguaçu.

O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo enfrentamento a violência contra à mulher. O programa é criado pelo Governo Federal, em parceria com os governos estaduais e prefeituras. O veículo é preparado e equipado com espaço individual e sigiloso para orientação e atendimentos às mulheres em situação de risco. O objetivo do Ônibus Lilás em Mandaguaçu é levar os serviços mais próximos da comunidade, por meio dos profissionais do Departamento de Assistência Social, com intuito de prevenir, punir e erradicar a violência contra à mulher.

Durante todo o evento, vários serviços foram realizados, tais como: Atendimento com advogados, psicólogos e assistentes sociais, recadastramento do Bolsa Família, aferição de pressão, orientações sobre DST, febre amarela e tuberculose. Na área da beleza, em parceria com o CEDATEC (Escola Profissionalizante), as mulheres receberam serviços de corte de cabelo, manicure, maquiagem e outros, totalmente gratuitos. Além destes serviços ofertados, aulas de zumba, amostra de artesanato, artes circenses e brinquedos para as crianças.

Segundo a chefe do Escritório Regional da Secretária da Família e Desenvolvimento Social de Maringá, Elizabeth Akemi Ueta Nishimori, entre tantos outros municípios que receberam o Ônibus Lilás, Mandaguaçu foi o que mais se destacou pela organização, divulgação e público. “Estive presente em vários outros municípios e confesso que Mandaguaçu foi o mais organizado, enfeitado, com diferentes serviços ofertados, isso mostra o comprometimento da Primeira-dama e o Prefeito em combater a violência contra à mulher”, disse. O Prefeito Professor Índio se mostrou encantado com o maravilhoso evento promovido pelo Departamento de Assistência Social e reforçou a importância da presença da mulher na vida dos homens. “A mulher é um ser inteligente, capaz, mas muitas vezes delicado e sensível. Cabe a nós darmos respaldo e segurança para as mulheres. Nós todos precisamos do toque mágico que a mulher tem para organizar as coisas, como este evento que foi realizado praticamente só pelas mulheres da Assistência Social. Eu cheguei aqui e fiquei impressionado com o tamanho da festa e a quantidade de mulheres presentes”, disse o Prefeito.

Durante o evento aconteceu também vários sorteios de brindes, adquiridos por meio de parcerias de empresas privadas com a Prefeitura Municipal de Mandaguaçu.