Educação - Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2018

CAPS I de Mandaguaçu é habilitado e recebe veículo

Administração consegue regularizar o funcionalismo e reduz em 40% o índice de internamentos

Hoje (26), o Prefeito Professor Índio participou da entrega oficial da habilitação do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) e também da doação de um veículo seminovo do Governo Estadual. No evento estiveram presentes vereadores da Câmara Municipal de Mandaguaçu, Primeira-dama Adriana Bueno, secretários, diretores e colaboradores da Prefeitura Municipal.

O CAPS I foi inaugurado em 2015 e ano de 2017 a atual administração e a equipe multiprofissional, se mostraram preocupados e determinados para estruturar o CAPS I. A habilitação só ocorreu no mês passado, com a Portaria 3.573 de 21/12/2017, aprovando o CAPS I que passa a receber recursos do Governo Federal. Além disso, em outubro do ano passado, o secretário do Departamento de Saúde, Valdecir Davanzo, solicitou juntamente com a coordenadora e Enfermeira do CAPS I, Ana Paula Alves, a aquisição de um veículo para a instituição. A solicitação foi atendida pelo Deputado Estadual, Felipe Francischini que conseguiu a doação de um veículo seminovo. Essa aquisição será de grande serventia, pois com ela os profissionais poderão realizar atendimento domiciliar aos usuários.

Segundo o Prefeito Professor Índio, ambas conquistas são importantes para o município de Mandaguaçu. “Após muito sacrifício conseguimos regularizar o atendimento do CAPS I. Parabenizo toda equipe que se esforçou para que isso acontecesse. Foram necessários remanejamentos de funcionários para que pudéssemos conseguir a habilitação e recebermos recursos. Além disso, é mais gratificante ainda poder atender a população de forma correta e com o máximo de profissionais capacitados para ofertar o melhor serviço aos usuários”, disse.

Ainda sobre a melhora no atendimento, segundo informações da médica psiquiátrica e também membro da Comissão Municipal de Saúde Mental de Maringá, Luciana Cortese, afirmou que houve uma melhora significativa no número de internamentos do município de Mandaguaçu no hospital psiquiátrico. “Após balanços, constatamos que o número de internamentos vindo da cidade de Mandaguaçu, reduziu em 40% após o início do trabalho do CAPS I. Uma redução muito significativa para a cidade”, afirmou Cortese.

A equipe do CAPS I almeja para este ano outras conquistas, como um local maior e melhor para o atendimento aos usuários e novos investimentos em materiais, por meio do recebimento de recursos do Governo Federal.