Educação - Terça-feira, 31 de Outubro de 2017

Mandaguaçu promove palestra sobre Osteoporose para população

Dicas de prevenção para jovens e como cuidar da doença em idosos

Hoje (31), o Departamento de Saúde promoveu para a população de Mandaguaçu, uma palestra sobre a prevenção e cuidados com a Osteoporose. O evento que aconteceu no Anfiteatro Maria Cecília Ramires, gratuitamente e para todas as faixas etárias, foi ministrado pela nutricionista Debora V. de Carvalho França e o professor de educação física, Zilbo Tomaroli. Estiveram presentes na palestra a chefe de gabinete, Rosane Sanches Dourado, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Henrique Saes, o diretor do Departamento de Saúde, Valdecir Davanzo, demais colaboradores e população.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Valdecir Davanzo, o evento passa, a partir desse ano, a fazer parte do calendário anual de ações da Saúde de Mandaguaçu. “Tiramos um dia de outubro para realizar este trabalho, voltado exclusivamente na prevenção e cuidados da Osteoporose. O projeto fruto da indicação do vereador Gustavo Saes, será implantado para os anos seguintes”, disse o secretário.

O vereador e também presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Henrique Saes, disse estar satisfeito pelo município ter acatado a sua sugestão pois é muito importante para a população. “Parabenizo a ação, pois ela auxilia além na prevenção da Osteoporose, na orientação de uma alimentação saudável e qualidade de vida da população de Mandaguaçu”. Durante o decorrer da palestra, a nutricionista Debora V. de Carvalho França, deu inúmeras dicas de como prevenir a doença por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. “Todos os nutrientes necessários para a prevenção da Osteoporose, estão disponíveis na natureza por meio da ingestão de alimentos. As principais fontes de cálcio estão no gergelim, queijo minas, alfafa, brócolis, couve manteiga e leite”, contou Debora.

Além disso, segundo a nutricionista, o índice de ocorrência da Osteoporose está no público feminino. “A Osteoporose é mais comum em pessoas magras e do sexo feminino. Uma a cada quatro mulheres possuem a doença, enquanto nos homens é um a cada oito. A Osteoporose está ligada também a estruturas ósseas delicadas, pessoas de peles claras como loiras, ruivas e orientais”. A dica da nutricionista para uma melhor absorção do cálcio no organismo, é contar com a ingestão de vitamina D. “A vitamina D auxilia na absorção do cálcio no organismo, podendo ser encontrada em alguns alimentos como óleo de peixe de bacalhau, sardinha, na gema do ovo, além também do banho de sol em horários propícios para a exposição”, disse a nutricionista.

A Osteoporose também está relacionada à prática regular de exercícios físicos. Segundo o professor, Zilbo Tomaroli, uma simples caminhada já auxilia na prevenção da doença. “Correr, caminhar, praticar esportes coletivos, auxiliam na hipertrofia óssea, fortalecendo os ossos e prevenindo a doença. Em idosos, a prática de atividades físicas é fundamental para prevenção de quedas, pois auxilia no equilíbrio”, contou o professor.

O evento que passa a fazer parte do calendário de ações do Departamento de Saúde, já tem data marcada para o ano que vem, no dia 31 de outubro, podendo ser estendido para mais dias de evento conforme for a demanda e interesse da população.