.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou uma atividade através de um projeto, originalmente desenvolvido pelo Instituto Emater, e estendido a todas as regionais de todo Estado do Paraná, no qual foram realizados três confinamentos (em três nascentes), todos na mesmo propriedade rural.
A ação tem como objetivo proteger nascentes, minas e olhos d’água, por meio de confinamento utilizando materiais simples como: pedra rachão, solo vermelho, cimento, canos, entre outros. Desta maneira, o projeto visa propiciar uma melhora na qualidade da água e também mais saúde para todos, seja na área rural ou urbana. Este projeto também teve parceria público-privada envolvendo a empresa Viapar e Weiller Construção Civil.
De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, o projeto vem acontecendo esporadicamente no município, abrangendo diversas propriedades rurais e o objetivo agora é que esta ação se torne programa municipal, abrangendo ainda mais localidades e mais nascentes, considerando que a conservação das nascentes é de grande importância, já que a água é um item essencial à vida.
O departamento ainda ressalta que, por se tratar de ações pontuais e esporádicas, a repetição vai depender da demanda, ou seja, a medida que os produtores rurais forem aderindo ao projeto, o município vai viabilizar os equipamentos, materiais e a mão de obra necessária. Nisto, inclui também as parcerias como, por exemplo, a que foi feita nesta última ação, com a Viapar, Sanepar, Governo do Estado, entre outros.
O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adalberto Ferracin, ressalta a importância desta ação no município, já que a água é o recurso natural mais importante e essencial à vida. “E essencial para a existência de animais e plantas. Água de qualidade é sinônimo de bem-estar, saúde e qualidade de vida e atualmente, uma das grandes preocupações globais é quanto ao uso racional dos recursos hídricos”, explica.
Por isso, ações relativamente simples como estas, evitam problemas de escassez e de abastecimento de água, contribuindo diretamente para melhorar a qualidade da água e beneficiar todas as pessoas que a usufruem. O diretor Adalberto Ferracin também destaca que a conservação das nascentes e corpos hídricos são indispensáveis nos dias atuais e o Projeto Água Limpa possui potencial muito grande e irá trazer muitos benefícios para a qualidade de vida da população.
* Projeto desenvolvido por:
Extencionistas da Emater:
Ricardo Augusto da Silva
Everson Vitorino da Silva
Joana Britto
Prefeitura Municipal:
Adalberto Ferracin
Israel da Silva
Propriedade:
Marcos Aparecido Francisco
MAIS INFORMAÇÕES:
Departamento de Meio Ambiente: (44) 3245-4502
.
.
.
.