.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Obras - Segunda-feira, 22 de Agosto de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Departamento de Meio Ambiente promove Projeto Água Limpa no município


A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou uma atividade através de um projeto, originalmente desenvolvido pelo Instituto Emater, e estendido a todas as regionais de todo Estado do Paraná, no qual foram realizados três confinamentos (em três nascentes), todos na mesmo propriedade rural.

A ação tem como objetivo proteger nascentes, minas e olhos d’água, por meio de confinamento utilizando materiais simples como: pedra rachão, solo vermelho, cimento, canos, entre outros. Desta maneira, o projeto visa propiciar uma melhora na qualidade da água e também mais saúde para todos, seja na área rural ou urbana. Este projeto também teve parceria público-privada envolvendo a empresa Viapar e Weiller Construção Civil.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, o projeto vem acontecendo esporadicamente no município, abrangendo diversas propriedades rurais e o objetivo agora é que esta ação se torne programa municipal, abrangendo ainda mais localidades e mais nascentes, considerando que a conservação das nascentes é de grande importância, já que a água é um item essencial à vida.

O departamento ainda ressalta que, por se tratar de ações pontuais e esporádicas, a repetição vai depender da demanda, ou seja, a medida que os produtores rurais forem aderindo ao projeto, o município vai viabilizar os equipamentos, materiais e a mão de obra necessária. Nisto, inclui também as parcerias como, por exemplo, a que foi feita nesta última ação, com a Viapar, Sanepar, Governo do Estado, entre outros.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adalberto Ferracin, ressalta a importância desta ação no município, já que a água é o recurso natural mais importante e essencial à vida. “E essencial para a existência de animais e plantas. Água de qualidade é sinônimo de bem-estar, saúde e qualidade de vida e atualmente, uma das grandes preocupações globais é quanto ao uso racional dos recursos hídricos”, explica.

Por isso, ações relativamente simples como estas, evitam problemas de escassez e de abastecimento de água, contribuindo diretamente para melhorar a qualidade da água e beneficiar todas as pessoas que a usufruem. O diretor Adalberto Ferracin também destaca que a conservação das nascentes e corpos hídricos são indispensáveis nos dias atuais e o Projeto Água Limpa possui potencial muito grande e irá trazer muitos benefícios para a qualidade de vida da população.

* Projeto desenvolvido por:

Extencionistas da Emater:

Ricardo Augusto da Silva

Everson Vitorino da Silva

Joana Britto

Prefeitura Municipal:

Adalberto Ferracin

Israel da Silva

Propriedade:

Marcos Aparecido Francisco

MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Meio Ambiente: (44) 3245-4502

265 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.