Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 04 de Agosto de 2016

Cooperados da Coreman participam de capacitação do Programa Ecocidadão

Os cooperados da Coreman (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Mandaguaçu), participaram de uma capacitação, que é uma parte integrante do Programa Ecocidadão, que além de contemplar as cooperativas e associações de catadores com equipamentos e instrumentos, também proporciona atividades de capacitação para a difusão da importância do associativismo e cooperativismo, visando fortalecer cada vez mais a relação entre os cooperados.

A capacitação teve como objetivo transmitir aos cooperados, a importância do trabalho associativo, cooperativo e como isso auxilia no desenvolvimento e fortalecimento da cooperativa. A capacitação foi ministrada por dois técnicos do Provopar Estadual e participaram desta ação todos os cooperados da Coreman.

De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adalberto Ferracin, é muito importante para o município ações como está, pois, no cooperativismo a soma de forças proporciona sempre o desenvolvimento. “A cooperativa funciona como engrenagens, onde, um depende do trabalho do outro. Quando as relações de trabalho são ajustadas, o funcionamento do trabalho passa a ser mais produtivo e a cooperativa cresce e automaticamente, os resultados aparecem”, explica.

O diretor Adalberto Ferracin também destaca que a cooperativa tem um potencial muito grande e com capacitações como esta realizada, os cooperados conseguem se preparar para novos desafios que virão, porque Mandaguaçu hoje é uma referência para a região e tende a crescer cada vez mais, na medida que os cooperados vão se aperfeiçoando.