Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 06 de Julho de 2016

Coreman recebe equipamentos para otimizar o trabalho da coleta seletiva no município

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Mandaguaçu (Coreman), realizou uma entrega técnica dos equipamentos que foram doados pelo Provopar Estadual, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), por meio do programa EcoCidadão.

O programa tem como objetivo fomentar o trabalho das cooperativas ou associações de recicladores, promovendo o trabalho destas entidades e fornecendo equipamentos básicos para otimizar o serviço. Como resultado, vai haver menos lixo disposto no ambiente, contribuindo para a manutenção e preservação, entre outros, dos recursos hídricos e do bem-estar.

A entrega dos equipamentos ocorreu nesta quarta-feira (6), às 9h, na sede da Coreman (rodovia PR-552, trevo de acesso a Vila Guadiana). Na ocasião foram entregues: uma prensa hidráulica, uma balança tipo plataforma (digital), um carrinho para transporte de fardos e uma mesa separadora para triagem dos materiais.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente, esta conquista é extremamente importante para o município, pois vai agregar ainda mais valor aos materiais processados pelos cooperados, proporcionando maior renda para os mesmos. Com melhorias no sistema de processamento e maior volume processado, uma quantidade enorme de material deixa de ser destinada ao Aterro Municipal, preservando desta forma os recursos naturais e promovendo a sanidade ambiental no município.

Para o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adalberto Wilian Ferracin, os equipamentos irão contribuir para otimizar o processo, ou seja, aumentar o volume e a capacidade de processamento de materiais recicláveis, bem como, agregar valor aos materiais processados, uma vez que, quanto mais refinada a segregação dos materiais, o valor de comercialização também aumenta. “Além de todas estas melhorias, estes equipamentos irão permitir que a cooperativa suba de patamar, acrescentando mais qualidade no produto segregado e na valorização do trabalho desempenhado pelos cooperados”, finaliza.