Educação - Sexta-feira, 03 de Junho de 2016

Departamento de Educação e Cultura realiza oficina pedagógica "Jogo de Xadrez: para aprender e ensinar"

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Educação e Cultura, está realizando a oficina pedagógica “Jogo de Xadrez: para aprender e ensinar”, que tem como objetivo proporcionar a aquisição de conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem do jogo de xadrez e as variações, de modo a contribuir positivamente para com as atividades realizadas no ambiente escolar.

A oficina é destinada aos profissionais da educação da rede municipal e é dividida em três encontros, sendo que o primeiro ocorreu no último dia 19, o segundo ontem (2) e o terceiro será no dia 16 deste mês. De acordo com o Departamento de Educação e Cultura, a oficina tem o propósito de fazer com que os professores aprendam as variações do jogo, bem como o jogo de xadrez em si, além da melhor maneira de ensinar os alunos em sala de aula.

Durante os encontros, são abordadas várias informações referentes ao jogo como: o histórico, as peças e valores, movimentos e capturas, movimentos extraordinários e casos de empate, notação da partida, aberturas, miniaturas e xeque-mate.

Para o Departamento de Educação e Cultura, essas oficinas são extremamente importantes, em especial, os benefícios que podem ser conquistados por meio do trabalho com o jogo de xadrez no ambiente escolar, que proporciona a estimulação da atenção, concentração, raciocínio, memória, entre outros.

Segundo a coordenadora pedagógica Viviane de Fátima Bernardo, cada vez mais o jogo vem sendo adotado, até mesmo como disciplina na grade curricular de ensino. “O MEC, por exemplo, tem destacado muito as atividades realizadas desta forma. Neste sentido, o município deve se antecipar e oportunizar aos profissionais da educação a realização desse tipo de trabalho”, destaca.

Os encontros ocorrem na Biblioteca Municipal (2º andar do Centro Cultural), das 17h30 às 20h30 e são ministrados pelas coordenadoras pedagógicas Sirlene Alzira Trolez Dosso e Viviane de Fátima Bernardo.