Educação - Terça-feira, 17 de Maio de 2016

Departamento de Educação e Cultura realiza Oficina Pedagógica "Cantando a gente brinca e brincando a gente aprende"

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Educação e Cultura, promoveu a oficina pedagógica com o tema “Cantando a gente brinca e brincando a gente aprende”, destinada às atendentes de creche e estagiárias que atuam com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. A oficina faz parte dos planejamentos bimestrais da educação infantil do município e é dividida em dois encontros anuais, um no 1º semestre e outro no 2º semestre.

O objetivo dessa oficina é proporcionar aos profissionais da educação infantil, por meio de atividades práticas de música e expressão corporal, um suporte pedagógico para estimular nas crianças de 0 a 3 anos a expressão oral e corporal, bem como a atenção, sensibilidade pela música e a melhorar a interação e confiança em si mesmo, dando a elas oportunidade de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando desta forma o conhecimento de mundo.

No primeiro encontro, que ocorreu no último dia 5, foram realizadas atividades práticas de música e expressão corporal, utilizando como recursos a dança (movimento), as brincadeiras de roda e as brincadeiras com materiais reciclados. A oficina foi ministrada pela coordenadora pedagógica da educação infantil Micheline Aparecida Jorge Bortoli Miriani.

De acordo com o Departamento de Educação e Cultura, promover oficinas para os profissionais da educação infantil é muito importante, pois possibilita garantir um apoio pedagógico sistematizado aos alunos da rede municipal, estimulando a linguagem oral, a interação e a socialização, que são objetivos específicos da educação infantil.