Obras - Terça-feira, 15 de Março de 2016

Departamento de Meio Ambiente promove campanha de recolhimento de sucatas eletrônicas 2016

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Meio Ambiente e com apoio do Departamento de Obras e da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Mandaguaçu (Coreman), está realizando uma campanha de recolhimento de sucatas eletrônicas, com o objetivo de promover novas alternativas de descarte para esse tipo de resíduo, que é altamente perigoso e impactante ao meio ambiente, além de disciplinar geradores quanto a correta destinação final desses resíduos.

A ação começou na segunda-feira (14) e vai se estender até o dia 30 deste mês. O local para descarte é na Praça Dr. Dimas, das 8h às 16h. Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adalberto Ferracin, essa é uma ação pontual, no qual o município visa disciplinar quanto ao correto descarte e promover o trabalho das cooperativas de reciclagem. “Pela Lei Federal que trata dos resíduos sólidos, a obrigatoriedade e responsabilidade pelo gerenciamento desse tipo de resíduo é do fabricante, importador, distribuir e revendedor”, explica.

Serão aceitos para descarte qualquer equipamento eletrônico usado como, por exemplo, aparelhos de vídeos e som, aparelhos fax, cabos de força, cabos de rede, celulares, computadores, copiadores, fontes de notebook, fontes de energia, gabinetes, impressoras, motor elétrico e telefones. Atenção, não serão aceitos nenhum outro material além dos citados anteriormente.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, a meta dessa ação é recolher o máximo de material possível e destinar todos de forma correta para cooperativas de reciclagem que irão fazer o aproveitamento dos materiais, preservando assim, o meio ambiente e evitando que esses resíduos sejam dispostos em locais impróprios causando lesões ambientais.

Para o diretor Adalberto Ferracin, ações desse tipo são de extrema importância, pois com o recolhimento adequado de resíduos perigosos, é possível prevenir danos ambientais. “Infelizmente é comum a prática de descarte desses aparelhos de maneira errada e em locais inadequados, por isso, essas ações de cunho educacional e de conscientização ambiental são muito importantes”, destaca.

COMO FUNCIONA O RECOLHIMENTO?

Basta o morador ir até a Praça Dr Dimas, durante o horário estabelecido, e entregar os aparelhos eletrônicos usados. A prefeitura vai acondicionar os resíduos e depois vai transportar até cooperativas que trabalham com esse tipo de material.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Meio Ambiente: (44) 3245-4502