Educação - Terça-feira, 01 de Março de 2016

Departamento de Educação e Cultura realiza reunião para apresentar o projeto de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Educação e Cultura, promoveu uma reunião com os diretores e supervisores da rede municipal de ensino, com o objetivo de apresentar o projeto de combate ao mosquito da dengue, que será realizado com os alunos no decorrer deste ano. A reunião teve como finalidade responsabilizar os profissionais da educação com o objeto de trabalho, estabelecendo diretrizes em relação às ações educativas voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti.

Participaram da reunião a diretora do Departamento de Educação e Cultura, Lourdes Molena; a equipe pedagógica do departamento, diretores e supervisores das escolas e centros municipais. Cerca de 30 profissionais estiveram presentes nessa reunião, que ocorreu no último dia 25, às 13h, no auditório Maria Cecília R. da Silva (Centro Cultural).

CONHEÇA O PROJETO “MANDAGUAÇU NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI: UM PROCESSO EDUCATIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ENVOLVENDO A COMUNIDADE”:

Segundo o Departamento de Educação e Cultura, em razão do grande índice de casos de dengue no país e do crescente número de casos de zika vírus e febre chikungunya, o município notou a necessidade de desenvolver um trabalho de conscientização e sensibilização com toda a comunidade escolar e local, visto que é de suma importância o trabalho profilático, pois somente ele pode exterminar o mosquito.

Tendo em vista as condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, nesta época do ano, a epidemia de dengue que assola o Estado e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto que tem como finalidade conscientizar e sensibilizar o aluno a desenvolver o seu papel como multiplicador no processo de prevenção e combate ao mosquito da dengue, uma vez que todos estão convivendo com essa epidemia, a qual está se expandindo rapidamente. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.

O Departamento de Educação e Cultura ressalta que o objetivo desse trabalho é desenvolver junto com a comunidade escolar, uma conscientização quanto a importância de prevenir o mosquito da dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, de maneira a oportunizar o reconhecimento dos envolvidos como elemento integrante do ambiente, em função da apropriação de valores referentes a humanização da vida e das relações entre as pessoas.

É necessário motivar a adoção de hábitos de higiene local, bem como a manutenção e prevenção na proliferação da infestação do Aedes aegypti. Além disso, o projeto tem o propósito de desenvolver e aprimorar o domínio de competências básicas humanas como, por exemplo, comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos e a manutenção de um comportamento solidário e do exercício do cidadão.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Educação e Cultura: (44) 3245-5588