Saúde - Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016

Dados da Vigilância em Saúde sobre a dengue no município

O trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde é extremamente importante para o controle da dengue, zika, chikungunya e outras doenças de interesse epidemiológico. Segundo o Departamento de Saúde, a vigilância epidemiológica é compreendida como: um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e/ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Os casos de dengue, zika e chikungunya em Mandaguaçu são acompanhados por meio da Vigilância da Ocorrência de Casos e da Vigilância Entomológica. De acordo com o Departamento de Saúde, as principais funções da Vigilância em Saúde são: evitar a ocorrência das infecções pelo vírus da dengue em áreas livres de circulação, detectar precocemente as epidemias, controlar as epidemias em curso, reduzir o risco de transmissão da dengue nas áreas endêmicas e reduzir a letalidade dos casos graves, mediante diagnóstico precoce e do tratamento oportuno e adequado.

HISTÓRICO DE NOTIFICAÇÕES DE CASOS SUSPEITOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇU:

| ANO – 2013 |

Notificados: 621

Positivos: 226

| ANO – 2014 |

Notificados: 236

Positivos: 82

| ANO – 2015 |

Notificados: 201

Positivos: 44

Fonte: Departamento de Saúde

É importante ressaltar que a Vigilância em Saúde do município trabalha diariamente no combate do mosquito da dengue, realizando diversas atividades diárias nas residências como: visitas quinzenais nos pontos estratégicos cadastrados, uso de aplicação de veneno com efeito residual nestes pontos estratégicos, bloqueios de casos suspeitos de dengue, trabalho com vistorias efetivas (onde os moradores são informados sobre a suspeita de dengue na região, para redobrarem a atenção com o quintal e possíveis focos de dengue como, por exemplo, o reservatório de água da geladeira). Além disso, a equipe realiza a aplicação da UBV costal (veneno), com o objetivo de eliminar os mosquitos da dengue e a cada 60 dias o agente de endemias visita as casas.

O Departamento de Saúde informa a população que: caso o morador identifique que na ficha de visitas, a data da última esteja acima de 60 dias (2 meses), ligue no telefone (44) 3245-2997 para agendar a visita.