Educação - Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015

Departamento de Educação e Cultura realiza premiação do Concurso de Poesias 2015

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Educação e Cultura, vai realizar nos dias 1 e 2 do mês de dezembro, uma solenidade de premiação do Concurso de Poesias 2015, realizado com os alunos do segundo ciclo (4º e 5º ano) das escolas da rede municipal de ensino. Neste ano, o concurso abordou o tema “brinquedos e brincadeiras”.

Segundo o Departamento de Educação e Cultura, serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar dos quartos e quintos anos, bem como os professores que auxiliaram na produção da poesia. No total, serão premiados seis alunos e seis professores, sendo que no dia de bonificar os participantes, os alunos classificados irão declamar os poemas.

No dia 1, às 9h, a premiação será realizada na Escola Municipal Barão do Rio Branco e no mesmo dia, às 14h, na Escola Municipal Santo Carraro. No dia 2, às 9h, a premiação vai ocorrer na Escola Municipal Gilson Belani.

De acordo com o Departamento de Educação, a importância de promover essas ações nas escolas é incentivar os alunos a ler, ouvir, declamar e além disso, motivá-los a expor as emoções, ter liberdade de criar, brincar com as palavras e fazer fluir a imaginação, bem como desenvolver habilidade na produção de poemas.

O concurso é realizado todo ano, sempre com um tema diferente. Os poemas que participam são escritos em sala de aula, com a orientação dos professores. A comissão julgadora do concurso é composta por três professores da área de Língua Portuguesa, que não fazem parte do quadro de professores da rede municipal.

Foram avaliados nos poemas: a coerência com o tema, a originalidade, criatividade, correção gramatical e a exploração de recursos inerentes à poesia, tais como: métrica, rima, ritmo, riqueza no uso de figuras de linguagens, entre outros.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Educação e Cultura: (44) 3245-5588