Obras - Sexta-feira, 20 de Novembro de 2015

Preparação para 6ª Festa Nacional do Porco na Lata

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, Departamento de Obras e Departamento de Agricultura, iniciou nesta sexta-feira (20), a preparação do prato típico da cidade para a 6ª Festa Nacional do Porco na Lata. Serão preparados aproximadamente três mil quilos de carne para a festa, que comemora os 63 anos do município.

A preparação começou hoje com o corte e tempero da carne e no sábado (21), será feita a fritura e em seguida, toda a carne será colocada nas latas e coberta com banha. Segundo o Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, cerca de 40 voluntários e funcionários da prefeitura (a maioria de famílias pioneiras de Mandaguaçu), estão ajudando na preparação da carne.

O prato típico da cidade foi escolhido por meio de uma pesquisa realizada pelos alunos das escolas do município, que levaram um questionário para casa, onde os pais tinham que indicar quais pratos (tipos de comida) eles mais se lembravam na época em que moravam no sítio ou no início da cidade. O porco frito e colocado na banha foi o mais citado nas respostas. Essa pesquisa foi coordenada, na época, pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Emater e Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, a partir disso, o prato típico (porco na lata) foi definido como uma lei municipal.

Segundo o diretor do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Carlos Volpato, a Festa Nacional do Porco na Lata é muito importante para o município, pois mantem viva a tradição dos pioneiros de Mandaguaçu, proporcionando um resgate cultural do modo de vida que levavam antigamente.

Para o prefeito de Mandaguaçu, Ismael Ibraim Fouani, a festa além de possibilitar momentos de alegria aos moradores da cidade, também traz um valor muito grande: o resgate histórico do município, valorizando e destacando os hábitos dos pioneiros da cidade, que puderam ver de perto todo o desenvolvimento de Mandaguaçu, além de comemorar os 63 anos da cidade. “Resgatar esses costumes é um ato muito importante, pois ressalta toda a parte histórica do nosso município”, finaliza.

Toda população está convidada para participar da 6ª Festa Nacional do Porco na Lata, que será realizada nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro.