Educação - Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015

Alunos visitam o Parque do Ingá como premiação da Gincana do Conhecimento

O Departamento de Educação e Cultura presenteou os alunos que participaram da III Gincana do Conhecimento com um passeio ao Parque do Ingá. As três melhores equipes colocadas de cada período (manhã/tarde), além de receberem medalha, tiveram como premiação final o passeio.

Segundo o Departamento de Educação e Cultura, todas as equipes participantes (professores e alunos) receberam medalha ao término da gincana, sendo que o prêmio final foi destinado às três melhores equipes, tanto no período da manhã como da tarde.

A premiação tem como objetivo motivar os alunos para a participação nas atividades da gincana, bem como evidenciar que até mesmo a premiação pode representar uma forma de aprendizado, o que justifica a escolha do local (Parque do Ingá), que oferece aos alunos uma nova forma de conhecimento e experiências diferenciadas.

Durante o passeio ao parque, os alunos (acompanhados dos professores), realizam uma trilha ecológica monitorada, que evidencia os aspectos ecológicos do local. Além disso, o passeio tem paradas para o lanche e também no parquinho.

De acordo com o Departamento de Educação e Cultura, essas ações são importantes para estimular o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Também contribui para congregar os alunos das escolas de ensino fundamental do município, propiciando a vivência de atividades lúdicas esportivas, possibilitando desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão, exercitando o espírito de liderança e motivação.

Para a coordenadora pedagógica de Educação Física do Departamento de Educação e Cultura, Viviane Bernardo, a gincana possibilita relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula em conjunto com a realização de atividades práticas, evidenciando a importância do aprender, o que pode acontecer também por meio de jogos e brincadeiras. “É importante destacar que até mesmo a premiação (passeio) pode representar uma forma de aprendizado, inclusive muito prazeroso. É um momento de descontração e aprendizado, que os alunos carregam para sempre na memória”, finaliza.

Na última sexta-feira (13), realizaram o passeio as seguintes equipes: 5º ano A da Escola Municipal Manoela Rosalina Mazzei da Silva, 5º ano B da Escola Municipal Santo Carraro, 5º ano A da Escola Municipal Barão do Rio Branco e o 5º ano C da Escola Municipal Santo Carraro. Nesta quinta-feira (19), os alunos dos 5º anos A e B da Escola Municipal Gilson Belani realizam o passeio.