Administração - Terça-feira, 17 de Novembro de 2015

Alunos do Projeto Berimbau participam do II Encontro Interestadual de Capoeira

Os alunos do Projeto Berimbau, desenvolvido há 8 anos em Mandaguaçu, com apoio da Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Assistência Social, irão participar do II Encontro Interestadual de Capoeira com troca de graduações. O campeonato será realizado em Mandaguaçu neste domingo (15), às 13h, no Ginásio de Esportes Barbosão. O evento está sendo organizado pela Associação Cultural e Educacional Arte Ingá Capoeira, com apoio da Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, através dos Departamentos de Assistência Social, Esportes e Educação e Cultura.

No sábado (14), vai ser realizada uma roda de capoeira, às 21h, em frente ao O Boticário, como uma pré-abertura do evento. No domingo (15), também será feita outra roda de capoeira, no mesmo local, às 9h30, onde podem ser feitas as inscrições do campeonato. O evento vai receber convidados de todo o estado do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Bahia.

Segundo o professor de capoeira do Projeto Berimbau, Eduardo Vicente da Costa, conhecido como Mestre Frank, realizar esse evento no município é muito importante, pois valoriza a cultura, a arte e o esporte. “Nosso foco é conquistar os adolescentes do município, com a finalidade de trazer eles para o Projeto Berimbau, evitando assim que fiquem nas ruas e também os afastando das drogas”, explica. Mestre Frank ressalta que a capoeira consegue trabalhar muito bem o comportamento do indivíduo e que o objetivo é formar jovens menos violentos, tanto nas ruas como nas escolas.

Para o prefeito de Mandaguaçu, Ismael Ibraim Fouani, o incentivo ao esporte é essencial, pois além de contribuir para o desenvolvimento do corpo e da mente, auxilia diretamente na saúde do indivíduo. “Encorajar as crianças e adolescentes a praticarem alguma atividade física é muito importante, uma vez que traz inúmeros benefícios para a vida, incluindo saúde, bem-estar físico e mental, além de ajudar a desenvolver valores como companheirismo, trabalho em equipe e conhecer seus próprios limites”, destaca.

O prefeito ressalta que a administração municipal tem orgulho de incentivar o esporte em Mandaguaçu e oferece diversas atividades para crianças e adolescentes como aulas de handebol, futebol, futsal, vôlei, capoeira, judô, além de oficinas como ballet, jazz entre outros.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Assistência Social: (44) 3245-2754