Educação - Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017

Mandaguaçu se destaca no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

Segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2015, Mandaguaçu ocupa posição de destaque no ranking regional entre as 30 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), ficando na frente de municípios como Maringá, Marialva, Mandaguari, entre outros. O IOEB é um índice que envolve toda a educação básica, desde a educação infantil, ensino médio e de todas as redes que se encontram na localidade e também os moradores locais em idade escolar.

De acordo com o site do IOEB, esse índice é composto por meio da relação de um conjunto de elementos e os seus relativos pesos. “Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.”

Para o prefeito de Mandaguaçu, Ismael Ibraim Fouani, a classificação da cidade mostra o quanto a administração está investindo fortemente na educação do município. “Estou muito feliz com o resultado desse ranking, isso mostra o quanto estamos batalhando por uma educação de qualidade para todos os alunos da rede municipal e a meta da nossa administração é sempre buscar mais melhorias”, diz.

O prefeito ressalta os investimentos em treinamentos e capacitações para os professores, realizando seminários e formação continuada, com o objetivo de incentivar os profissionais da educação a evoluírem na carreira e também na dinâmica em sala de aula. Todas essas ações são realizadas pensando no aperfeiçoamento da didática escolar, com foco no desenvolvimento da educação no município.

Segundo a diretora do Departamento de Educação e Cultura, Lourdes Molena, o trabalho dos profissionais da educação do município é exemplar, pois os mesmos se dedicam imensamente na carreira. “Isto significa compromisso, competência e responsabilidade”, avalia. Ela ainda explica que, todos os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares da rede municipal, são monitorados pela Equipe Pedagógica do Departamento, que auxilia nas estratégias e sequências didáticas.

A diretora do Departamento de Educação e Cultura também ressalta que oferecer subsídios à manutenção do ensino é essencial. Segundo ela, a ferramenta para o sucesso escolar é o professor, educando outros profissionais que atuam nas instituições escolares e os materiais específicos para cada nível diz. “Investir em educação é garantir a liberdade”, finaliza.