Educação - Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015

Com o objetivo de preparar as turmas de 5º an

Com o objetivo de preparar as turmas de 5º ano da rede municipal de ensino para a Prova Brasil, o Departamento de Educação e Cultura realizou na quarta-feira (21), o último simulado deste ano.

O simulado é comporto por 22 questões de matemática e 22 de língua portuguesa, que são elaboradas com base nos descritores dessas duas disciplinas. Em matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma; números e operações; grandezas e medidas; e tratamento da informação. Em língua portuguesa, é avaliado as habilidades dos procedimentos de leitura, implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto, relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto, relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e também a variação linguística.

De acordo com o Departamento de Educação e Cultura, os simulados são aplicados nas turmas de 4º e 5º ano, mas somente os alunos do 5º ano da rede municipal irão participar da Prova Brasil. A preparação para essa avaliação teve início no ano passado, quando os alunos ainda estavam no 4º ano.