Saúde - Terça-feira, 13 de Outubro de 2015

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por m

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Saúde (Programa Saúde da Família e Centro de Atenção Psicossocial), Departamento de Assistência Social e com o apoio do Departamento de Agricultura e Pecuária, estão realizando no município o projeto Plantando Vidas, que consiste na execução de atividades que partem desde o preparo de canteiros, preparo e plantio de mudas, cultivos e manejo da horta, bem como a produção de mudas de árvores, colheita e distribuição.

O projeto tem como objetivo proporcionar, além de novas alternativas para o desenvolvimento de atividades ocupacionais e terapêuticas, promover a socialização, maior interação entre os assistidos, valorização dos trabalhos manuais, de cultivo e de manejo, elevação da autoestima dos pacientes e ainda, promoção da preservação ambiental. Considerando que o cultivo é totalmente sem o uso de agroquímicos e utiliza resíduos sólidos (pneus, garrafas PET, etc.) como ferramentas e instrumentos para as atividades de cultivo. A produção poderá ainda, ser destinada as famílias dos participantes e outras famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Departamento de Assistência Social.

De acordo com informações do Departamento de Meio Ambiente, o projeto atende pacientes assistidos pelo Programa Saúde da Família (PSF), pacientes vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e também aos atendidos pelo Departamento de Assistência Social do município. O nome do projeto, denominado de “Plantando Vidas”, tem o propósito de mostrar a importância desta ação para os participantes, já que o contato com o verde possibilita uma melhora na qualidade de vida de cada um, refletindo de certa forma, em todos os aspectos da vida do participante.

O projeto “Plantando Vidas”, além de propiciar novas alternativas na elaboração e execução de atividades complementares, terapêuticas e ocupacionais para os pacientes, também induz os mesmos para participarem de atividades coletivas melhorando a convivência, socialização, diálogo, senso de cooperação, bem como criar novas oportunidades de aprendizado para os pacientes. Segundo o Departamento de Meio Ambiente, com o trabalho desenvolvido ainda surge a possibilidade de atender famílias carentes com os alimentos que são produzidos na horta.

Essa ação começou a ser desenvolvida em Mandaguaçu na segunda quinzena de setembro e não tem prazo para terminar. O Departamento de Meio Ambiente informou que como as atividades do projeto são cíclicas, ou seja, em poucas semanas é necessário repetir todo o processo de produção de mudas, preparo e cultivo nos canteiros, colheita, entre outros. Portanto, sempre que houver demanda de paciente para participar do projeto, essa ação vai estar funcionando.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Meio Ambiente: (44) 3245-4502