Saúde - Terça-feira, 15 de Setembro de 2015

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu por me

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu por meio do Departamento de Saúde, está realizando no município, durante todo o ano, reuniões do Comitê Intersetorial para o Bem-Estar, que surgiu como uma tarefa dirigida pela 15ª Regional de Saúde e deve ser implantada por todos os municípios.

O comitê surgiu como instrumento para o trabalho em rede, conjugando esforços de todos setores (público, privado, ONGs e semelhantes), na tentativa de solucionar o maior número possível dos problemas do município.

Segundo o Departamento de Saúde, nos municípios que já desenvolvem o trabalho em rede, podem ser observados resultados mais positivos, em oposição aos que ainda têm seus setores trabalhando isoladamente, sem abertura para o estudo conjunto de suas necessidades.

Dessa forma, o comitê se faz como um espaço de articulação, discussão e reflexão sobre os temas ligados a áreas da existência humana – incluindo o meio ambiente, as questões urbanas e rurais –, a partir da realidade atual, possibilitando analisar as necessidades, os recursos e também elegendo tais prioridades de Mandaguaçu, com possíveis estratégias de atuação.

As reuniões do comitê acontecem no município desde maio de 2013, sendo que os encontros ocorrem mensalmente, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 13h30, na sala de reunião do gabinete da Câmara Municipal.

De acordo com o Departamento de Saúde, o Comitê Intersetorial para o Bem-Estar é uma iniciativa extremamente importante, e é necessário alcançar ainda mais participantes, uma vez que cada indivíduo pode contribuir de forma significativa sobre a leitura de determinados fenômenos, enriquecendo o conhecimento sobre o viver no município. Além disso, um problema ou necessidade, quando analisada por meio de uma ótica diferente, possibilita somar saberes e encontrar novos e melhores encaminhamentos rumo a uma solução.

Participam das reuniões do Comitê Intersetorial para o Bem-Estar as pessoas representantes das instituições dos três setores da sociedade e segundo o Departamento de Saúde, além dos assuntos de interesse coletivo, também são tratados casos particulares, respeitando o essencial sigilo profissional.

O Departamento de Saúde ressalta que o comitê não tem vínculo com partido político ou pessoa ocupante de cargo político, sendo essa uma ação determinada aos municípios pela Secretaria da Saúde do Paraná e concretizada por cada cidade por meio de suas secretarias/departamentos municipais de saúde.

Desenvolvendo um trabalho em rede, o Comitê Intersetorial para o Bem-Estar possibilita o crescimento de uma cidade cada dia melhor.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Departamento de Saúde: (44) 3245-2990