Saúde - Terça-feira, 11 de Agosto de 2015

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu por

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu por meio do Departamento de Saúde, está realizando durante este mês a Campanha Agosto Azul, contemplada no Planejamento Anual da Atenção Primária em Saúde de Mandaguaçu, que faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), realizada nos três níveis de gestão: municipal, estadual e federal.

A primeira ação realizada para a campanha foi dia 1 deste mês, no qual os supervisores das Unidades Básicas de Saúde junto com a diretora do Departamento de Saúde, participaram de uma reunião que teve como objetivo promover metas e desenvolver ações para promoção da proteção e prevenção da saúde do homem.

A mobilização da Campanha Agosto Azul está marcada para o dia 20 deste mês, às 19h30, no auditório do Centro Cultural Domingos Lançoni. Durante a ação, será realizada uma palestra pelo Dr. Gilson Carvalho Barbalho, abordando temas sobre a saúde do homem e também o sorteio de brindes para os participantes.

Segundo informações do Departamento de Saúde, a campanha tem como objetivo principal a prevenção precoce de doenças das quais os homens estão mais expostos como, por exemplo, doenças do coração, colesterol elevado, câncer, hipertensão, tendência para obesidade entre outros. Além disso, é uma ação que visa a familiarização do homem com os serviços de saúde, desmitificando velhos conceitos de que “homem que é homem não fica doente”, o que acaba gerando altos índices de homens acometidos por doenças, que se detectadas e tratadas de forma adequada, contribui para promover uma maior expectativa de vida, bem como melhor qualidade de vida.

Durante o mês de agosto, a programação da Campanha Agosto Azul está sendo realizada em conjunto com o cronograma habitual das Unidades de Saúde do município, porém, a população masculina está recebendo atenção especial, com informações sobre como cuidar melhor da saúde, agendamento de exames, bem como exames de rastreamento de doenças. Também estão sendo desenvolvidas atividades individuais de cada Unidade Básica de Saúde, envolvendo palestras informativas nos Grupos de Hipertensos e Diabéticos, nas reuniões que fazem parte das estratégias do Programa Saúde da Família, nas triagens clínicas de enfermagem e médicas. Além disso, na recepção de todos os Postos de Saúde, está disponível um material impresso explicativo e educativo sobre as doenças mais comuns, hábitos de vida saudável, saúde sexual e reprodutiva e sobre paternidade.

De acordo com a equipe organizadora da campanha, todas as atividades desenvolvidas são possíveis por meio da ação conjunta entre todos os profissionais (de todos os setores) das Unidades Básicas de Saúde, visando um objetivo comum, oferecer atenção especial ao homem, estreitando o vínculo entre o usuário e o serviço prestado.

A meta do município para esta campanha é a redução dos índices de doenças, das quais acometem mais a população masculina, principalmente, aquelas de causas preveníveis, possibilitando assim o aumento da expectativa de vida e/ou qualidade de vida da população masculina do município.

Convidamos todos os homens do município para participar da Campanha Agosto Azul.

CUIDE-SE! “HOMEM COM ATITUDE SABE SE PREVENIR.”

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

Das 8h às 17h.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: