Educação - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

O Centro Municipal de Educação Infan

O Centro Municipal de Educação Infantil Santa Terezinha vai realizar nesta quarta-feira (24), das 19h às 21h, uma noite cultural abordando questões sobre as representações sociais de gênero masculino e feminino na educação infantil. O evento será realizado na quadra da Escola Municipal Barão do Rio Branco e as atividades desenvolvidas pelos alunos, com auxílio dos professores e funcionários, irão estar dispostas no mesmo recinto.

De acordo com informações do supervisor pedagógico do C.M.E.I Santa Terezinha, Bruno de Bortoli, esse projeto foi resultado de discussões relativas aos grupos de estudo do ano passado, no qual entre outros assuntos, abordou o tema gênero, apresentado com base no livro “As imagens que invadem as salas de aula” da autora Luciana Borre Nunes. A partir das hipóteses levantadas nos encontros, em especial, no que trabalhou essa temática, os professores chegaram na conclusão de que muitas histórias e filmes, inclusive os objetos utilizados pelos alunos (mochilas, pulseiras, relógios, canecas, entre outros), ensinam e direcionam, de certa forma, padrões de comportamentos e características físicas que influenciam o processo de formação de meninas e meninos.

Com base nesses questionamentos e com o apoio de referenciais teóricos, o projeto visou estabelecer soluções para a formação de pensamentos menos uniformes, não estereotipados e possibilitando aos alunos repensar suas atitudes e comportamentos sobre o que se espera de uma menina e de um menino. O projeto tem como objetivo avaliar, por meio de análise documental, como o gênero masculino e feminino é apresentado nas histórias de literatura infantil e filmes, proporcionando momentos de reflexão com as informações encontradas.

Durante o desenvolvimento do projeto, os professores realizaram atividades de ensino com o auxílio de maquetes, dramatização, jogos, brincadeiras, pintura de desenhos, cartazes, livretos, músicas, entre outras técnicas interventivas. Segundo o supervisor pedagógico Bruno de Bortoli, o projeto teve como essência, mobilizar os profissionais e alunos a repensar as representações sociais de gênero na Educação Infantil.

Toda população está convidada para prestigiar a Noite Cultural do C.M.E.I Santa Terezinha.