Saúde - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por m

A Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, por meio do Departamento de Saúde, continua disponibilizando as doses da vacina contra a influenza. Segundo informações do departamento, a novidade é que a faixa etária da campanha de vacinação foi ampliada pela Secretária de Saúde do Paraná, no qual pessoas de 58 e 59 anos também podem ser imunizadas.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (IBC, São Pedro, Pulinópolis, Vila Guadiana e Central), no período da manhã e da tarde das 8h às 17h. De acordo com o departamento, a vacina ainda está disponível (até o término do saldo de doses) para as pessoas ainda não vacinadas que pertencem aos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2015.

A vacina é gratuita e contraindicada somente para pessoas com histórico de reação anafilática. Segundo o departamento, quanto aos efeitos são bastante eficazes, pois a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Vale ressaltar, que a eficácia da vacina é de 90% e a prevenção continua sendo por meio de ações simples como cuidados de higiene (lavar as mãos; evitar tocar a boca, nariz e olhos; cobrir o rosto ao tossir e espirrar), entre outros.

É muito importante que a pessoa que não foi vacinada, procure o mais rápido possível uma Unidade Básica de Saúde e tome a dose, contribuindo com o município para diminuir as internações e mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza.

QUAIS OS GRUPOS PRIORIZADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE?

- Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos;

- Trabalhadores de saúde;

- Gestantes;

- Puérperas até 45 dias após o parto;

- Indígenas;

- Idosos de 60 anos e mais;

- Portadores de comorbidades e população privada de liberdade.