Educação - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Pontuais, curiosos e com muita força de von

Pontuais, curiosos e com muita força de vontade. Essas são algumas características dos alunos de informática básica do Departamento de Assistência Social de Mandaguaçu, mas há um detalhe que faz toda a diferença: esses aplicados aprendizes são da turma da terceira idade, que é formada por alunos com mais de 60 anos e que buscam novos conhecimentos assim como os mais jovens que frequentam as aulas.

De acordo com o professor de informática do departamento, Érico Henrique Sonni, 24, a turma da terceira idade é vista como um exemplo pelos mais novos. “A participação dos alunos idosos surpreende todos. Eles tem muita dedicação e força de vontade, chegam na hora certa e quase não faltam nas aulas, com certeza, são uma inspiração para as turmas de adultos e adolescentes.”

As aulas de informática básica são oferecidas pelo município de Mandaguaçu desde 2007, mas com o título de inclusão digital. Atualmente, são aproximadamente 30 alunos com mais de 60 anos que participam do curso que é gratuito e tem duração de 6 meses. Segundo o professor Érico Sonni, tudo é disponibilizado pelo departamento e o aluno não precisa custear nada.

A energia dos idosos para participar das aulas de informática pode até ser igual a dos adolescentes e adultos, mas a didática desenvolvida com eles é diferente segundo o professor Érico. “As aulas para a terceira idade envolvem mais a prática do que teoria, pois a dificuldade de aprendizado deles é mais visível, por exemplo, do que nos adultos. Por isso, é preciso paciência, bastante prática e amor para gerar bons resultados dentro da sala de aula.” Segundo ele, durante o curso são usadas apostilas, projetores, programas interativos, tudo visando facilitar o aprendizado dos idosos.

A diretora do Departamento de Assistência Social, Denise Fouani, diz que o município decidiu implantar as aulas de inclusão digital para terceira idade, devido a globalização e aos avanços tecnológicos. “Muitos idosos se sentem excluídos pela falta de domínio e prática para lidar com computadores, programas e internet, por isso, decidimos oferecer esse projeto em Mandaguaçu, visando proporcionar o acesso a informação, comunicação e a aprendizagem.” Ela ressalta que as aulas de informática ajudam a estimular o raciocínio, a memória e também auxilia a exercitar a mente. “Sem falar que melhora a qualidade de vida, eleva a autoestima e promove a socialização entre todos os idosos.”

A aposentada Jacira Palma, 60, diz que procurou as aulas de informática porque tudo o que precisa está na internet. “É necessário para que possa me atualizar, por exemplo, ver os meus crochês, exames médicos, notícias e informações sobre medicamentos.”

Para participar do curso é necessário fazer uma inscrição no Departamento de Assistência Social (Rua Rocha Loures, 392 – Centro). As aulas são realizadas no próprio departamento de terça e quinta-feira das 16h às 17h.