Educação - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Departamento de Saúde realiza ação sobre Dia Nacional do Diabetes

Dia 26 de junho é considerado o Dia Nacional do Diabetes e o Departamento de Saúde realizou uma mobilização (com atividades) a cerca deste tema em todas as unidades de saúde. De acordo com informações do Jornal Brasil, o diabetes é causado pela falta de insulina “ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seu papel no organismo, gerando um aumento da glicose no sangue”.

Frente a este problema, a Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Saúde está realizando uma campanha de conscientização sobre o diabetes, chamando toda comunidade para realizar o teste da glicemia nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo informações do Departamento de Saúde, o trabalho preventivo já está sendo desenvolvido na cidade por meio de orientações para população e contratação de nutricionista/educador físico nas escolas para incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável, e a praticarem atividade física, ajudando a prevenir o diabetes.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

| UNIDADE DE SAÚDE PARQUE OURO VERDE | A Unidade de Saúde Parque Ouro Verde, realizou no Dia Nacional do Diabetes uma atividade educativa com crianças de 3 e 4 anos da Escola Municipal Gilson Belani. Os profissionais envolvidos foram: equipe PSF, enfermeira e professor de educação física. Atividades realizadas: orientação sobre o que é diabetes, o mal que causa no nosso organismo, prevenção, alimentação saudável e atividade física. Após a apresentação, todos os alunos participaram de uma atividade física com balão.

| UNIDADE DE SAÚDE SÃO PEDRO | As atividades desenvolvidas foram: decoração do posto, entrega de panfletos informativos, teste de glicemia capilar (85 pessoas), pedido de exames laboratoriais (se necessário), conscientização da população. As atividades ocorreram na unidade de saúde (área interna) e também na área externa.

| CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANDAGUAÇU | No Centro Municipal de Saúde foi realizado panfletagem, teste de glicemia em 643 pessoas, orientações sobre alimentação saudável e atividade física. Estiveram envolvidos nesta ação todos os funcionários do Departamento de Saúde.

*Todas as atividades serão desenvolvidas até dia 4 deste mês. O teste de glicemia pode ser feito em qualquer Unidade de Saúde do município.

MAIS INFORMAÇÕES: 3245-2990 (Departamento de Saúde)