Educação - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Projeto

Em razão do grande índice de casos de dengue no estado, surge a necessidade de desenvolver um trabalho de conscientização e sensibilização a toda a comunidade escolar e local visto que é de suma importância o trabalho profilático, pois somente ele pode exterminar o mosquito. O Projeto “MANDAGUAÇU NO COMBATE À DENGUE: UM PROCESSO EDUCATIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ENVOLVENDO A COMUNIDADE” foi elaborado pelo Departamento de Educação e Cultura em parceria com o Departamento de Saúde e o Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e tem como finalidade conscientizar e sensibilizar o aluno a desenvolver o seu papel como multiplicador no processo de prevenção e combate à dengue, uma vez que estamos convivendo com essa epidemia, a qual está se expandindo rapidamente. Neste sentido, considerando a facilidade de disseminação, podemos imaginar o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. O Projeto “MANDAGUAÇU NO COMBATE À DENGUE: UM PROCESSO EDUCATIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ENVOLVENDO A COMUNIDADE” tem como objetivo trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue, de maneira a oportunizar o reconhecimento dos envolvidos como elemento integrante do ambiente, em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida e das relações entre as pessoas. Dessa forma, faz-se necessário motivar a adoção de hábitos de higiene local, bem como sua manutenção e prevenção na proliferação da infestação do Aedes aegypti. Além disso, desenvolver e aprimorar o domínio de competências básicas humanas, tais como: comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos e, manutenção de um comportamento solidário e do exercício do cidadão. No intuito de aplicar o desenvolvimento do tema em sala de aula e fora dela, o projeto desenvolve-se de maneira interdisciplinar em todas as escolas da rede municipal, com diversas atividades que possam orientar e mobilizar os alunos, as famílias dos mesmos e outros, se possível. A realização do projeto visa envolver os alunos e suas famílias, os professores, outros profissionais da educação, o Departamento de Educação e Cultura, o Departamento de Saúde e o Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente para juntos, numa tarefa educativa, proporcionar uma qualidade de vida a toda a comunidade de Mandaguaçu, com o pressuposto de que a “educação” é o caminho para termos uma nação saudável.