Saúde - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Departamento de Saúde alerta sobre a importância da vacina contra o HPV

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 10 de março. De acordo com informações do Ministério da Saúde a meta é vacinar 80% do público alvo.

A faixa etária a ser vacinada são meninas entre 11 a 13 anos, pois é nessa fase que a menina vai poder gerar mais anticorpos e se proteger contra o câncer de colo de útero. Em 2015, a meta será o grupo de adolescentes entre 9 a 11 anos e em 2016, apenas as meninas de 9 anos.

Para receber as doses é necessário apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada pré-adolescente deve tomar três doses da vacina para completar a proteção. A segunda vacina deve ser tomada seis meses depois da primeira e a terceira depois de cinco anos da primeira dose.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, além disso, pode ser transmitido de mãe para filho (no momento do parto). Estimativas mostram que 270 mil mulheres no mundo, morrem devido ao câncer de colo de útero. Vale lembrar, que a vacina não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais e nem a realização do exame preventivo.  Segundo informações divulgadas pelas mídias, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual (e por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus). A vacina é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.  Em Mandaguaçu, todas as unidades de saúde estão oferecendo a vacina. O horário de atendimento no período da manhã é das 8h às 11h e no período da tarde das 13h às 17h.