Saúde - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Doação de sangue em Mandaguaçu

"DOE SANGUE E FAÇA UMA VIDA SORRIR"

O Departamento de Saúde em parceria com o Hemocentro, estará realizando coleta de sangue no dia 27 de fevereiro de 2014, das 8h30 às 16h30, em frente à Paróquia São Sebastião – Praça da Bíblia.

DEPARTAMENTO DE SAÚDE DE MANDAGUAÇU:Fone: (44) 3245 - 1755 ramais 204SOBRE O DIREITO DE DOAR SANGUE:A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.É muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.Se você quer ser um doador voluntário de sangue, compareça e ajude-nos a salvar vidas.MUNICIPIO DE MANDAGUAÇU - EM FRENTE A PAROQUIA SÃO SEBASTIÃO - PRAÇADA BIBLIA - (RUA SÃO VICENTI, S/N) 27/02/2014 DAS 8H30 ÀS 16H30

Doar sangue

Por diversas razões, há quem necessite receber doação de sangue. Assim como há os portadores de hemofilia, leucemia e anemias, todos os dias acontecem centenas de acidentes e cirurgias que exigem transfusão. O sangue não tem substituto. Por isso, a doação salva milhares de vidas.

Doar sangue é um ato simples, tranqüilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros estariam com seus estoques abastecidos de modo suficiente para atender toda a população. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental.

E para doar, o que é preciso?Nunca esteja em jejum. Todos devem estar alimentados e após as refeições, é necessário aguardar de uma a uma hora e meia. Alimente-se normalmente, mas evite porções gordurosas. Antes da doação, é recomendado descansar e isso inclui pelo menos seis horas de sono na noite anterior. Não é possível doar sangue tendo consumido bebidas alcoólicas até 24h antes do procedimento.Todos os procedimentos visam garantir a sua segurança e também a do receptor. O sangue doado tem que estar apto a ser usado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, por isso, existe alguns impedimentos na doação:

Critérios para doação de sangue:• Ter de 18 a 65 anos.• Estar descansado.• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas.• Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses.• Não estar com febre, gripe ou resfriado.• Se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses.• Após piercing, aguardar três dias para doar.• Após tatuagem, aguardar 12 meses.• Não ter antecedentes de hepatite, doença de chagas e sífilis.• Acupuntura - sendo agulhas do próprio paciente, não há impedimento.• Medicamentos - tempo variado; o esclarecimento deve ser feito pessoalmente ou por telefone antes de doar.• Áreas de febre amarela, malária, doar após seis meses.• Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica.• Diabéticos que não façam uso de insulina.• Tratamento dentário - tempo variado, entre três dias e um mês dependendo do caso.• Alimentação - não é aconselhado doar sangue em jejum prolongadoo Manhã - tomar café leve e sem alimentos gordurososo Tarde - doar duas horas após o almoçoo Não se alimentar de refeições com alto teor de gorduraOrientações básicas:• Levar documento com foto.• Endereço completo com CEP para o envio de carteirinha de doador e resultado de exames.• Homens podem doar a cada 60 dias (respeitando o limite de quatro doações ao ano) e mulheres a cada 90 dias (respeitando o limite de três doações ao ano).• Cada doador colabora com três a quatro pacientes com uma única doação.

Para mais informações:Hemocentro Regional de Maringá– 15ªRSAvenida Mandacaru, 1600Fone: (44) 30119400 (44) 30119100Email: hemomaringa@sesa.pr.gov.br