Mandaguaçu, quinta-feira, 26 de janeiro de 2023 Telefone (44) 3245-8400

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Programa de Geoprocessamento é apresentado para Prefeitura de Mandaguaçu

Dentro das atividades do Programa de Desenvolvimento da Amusep (Pró-Amusep), com participação direta do Codem, a Prefeitura de Mandaguaçu, debateu o tema "geoprocessamento", conhecendo detalhes de tecnologias disponíveis e recebendo informações de Maringá, que já implantou essa ferramenta e estuda agora avanços e atualizações. A ideia é unir forças e conhecimentos para implantação de um sistema que atenda a todos os municípios.

Geoprocessamento é o tratamento das informações geográficas, ou de dados georreferenciados, por meio de softwares específicos e cálculos. Ou, ainda, o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.

Durante toda a história as civilizações se ocuparam em estudar e registrar através de mapas ou cartas dados sobre o relevo, fauna, flora, rotas comerciais, limites políticos, e etc. Mas, com o avanço da informática surgiu a possibilidade de se integrar vários dados e mapas e analisá-los em conjunto, possibilitando, através de análises complexas e a criação de bancos de dados georreferenciados, o desenvolvimento de diversas áreas como a cartografia, principalmente, o planejamento urbano, comunicações, transportes e até a análise de recursos naturais.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/01/2023

Portal atualizado em: 26/01/2023 15:43:35