Saúde - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Departamento de Saúde de Mandaguaçu alerta sobre a importância da doação de sangue

A coleta de sangue, por doadores voluntários aconteceu em outubro na cidade de Mandaguaçu e este gesto pode ser repetido constantemente, basta a população se conscientizar da necessidade de ser um doador.

Queremos ressaltar a importância desta parceria devido ao fato que muitos de nossos munícipes sobreviveram graças à solidariedade desse ato.

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.

Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.Lembre-se:

• Sangue não se fabrica artificialmente;• O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;• A quantidade doada é reposta rapidamente;• Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;• A doação acontece em ambiente confortável e limpo;• O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.

Requisitos básicos» Estar em boas condições de saúde.» Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).» Pesar no mínimo 50kg.» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.» Gravidez» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.» Tatuagem nos últimos 12 meses.» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.» Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos» Hepatite após os 11 anos de idade. *» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.» Uso de drogas ilícitas injetáveis.» Malária.* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Departamento de Saúde de Mandaguaçu – Diretora: Carine Moreira Lara Vendrametto (44) 3245-1310.