Mandaguaçu, quinta-feira, 06 de outubro de 2022 Telefone (44) 3245-8400

Instável

Cultura - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Preparação para a 4ª Festa Nacional do Porco na Lata

A festa tradicional de Mandaguaçu, Porco na Lata, vai comemorar a sua 4ª Edição no dia 15 de Dezembro de 2013. Segundo o pioneiro Jesus Aparecido Reinaldo, 62, o Porco na Lata foi escolhido como prato típico de Mandaguaçu, por causa da importância na história dos pioneiros. "Todas as famílias que chegaram para abrir as terras onde nasceu a cidade comiam carne de porco conservada em latas de vinte litros, porque não tinha energia elétrica e nem geladeira e a única forma de conservar a carne era fritando-a e guardando-a na própria gordura do porco", afirma. Jesus ainda diz que até hoje mantém na casa dele o costume de conservar carne na lata de banha. "Quanto mais tempo a carne fica na lata, melhor fica o sabor", destaca.A 4ª festa do Porco na Lata é comemorada juntamente com o aniversário de Mandaguaçu.

O que se destaca, além da festividade é o ritual da preparação do prato típico da cidade, que será servido no almoço do dia 15 de dezembro. Neste ano foram fritos duas toneladas e meia, com a participação de 50 voluntários e o trabalho se dá na matança dos porcos, preparar a carne e assar em tachos. O trabalho foi feito na garagem da prefeitura, Rua João Camilo, no dia 23 de novembro.

Vale ressaltar que a união desses voluntários é o verdadeiro sabor que antecede a grandiosa festa. A partir do dia 26 deste mês, a população poderá ver uma matéria completa deste ritual na Tv Mandaguaçu (www.tvmandaguacu.com.br).

Parabéns a todos os voluntários que deixaram seus afazeres para homenagearem a nossa cidade com esta comida soborosa.

INFORMAÇÕES: (44) 9157 – 6200 (Secretário Luiz Carlos Volpato - Departamento de Indústria, Comércio e Turismo).

Portal atualizado em: 05/10/2022 09:01:38