.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Cultura - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Preparação para a 4ª Festa Nacional do Porco na Lata

Preparação para a 4ª Festa Nacional do Porco na Lata


A festa tradicional de Mandaguaçu, Porco na Lata, vai comemorar a sua 4ª Edição no dia 15 de Dezembro de 2013. Segundo o pioneiro Jesus Aparecido Reinaldo, 62, o Porco na Lata foi escolhido como prato típico de Mandaguaçu, por causa da importância na história dos pioneiros. "Todas as famílias que chegaram para abrir as terras onde nasceu a cidade comiam carne de porco conservada em latas de vinte litros, porque não tinha energia elétrica e nem geladeira e a única forma de conservar a carne era fritando-a e guardando-a na própria gordura do porco", afirma. Jesus ainda diz que até hoje mantém na casa dele o costume de conservar carne na lata de banha. "Quanto mais tempo a carne fica na lata, melhor fica o sabor", destaca.A 4ª festa do Porco na Lata é comemorada juntamente com o aniversário de Mandaguaçu.

O que se destaca, além da festividade é o ritual da preparação do prato típico da cidade, que será servido no almoço do dia 15 de dezembro. Neste ano foram fritos duas toneladas e meia, com a participação de 50 voluntários e o trabalho se dá na matança dos porcos, preparar a carne e assar em tachos. O trabalho foi feito na garagem da prefeitura, Rua João Camilo, no dia 23 de novembro.

Vale ressaltar que a união desses voluntários é o verdadeiro sabor que antecede a grandiosa festa. A partir do dia 26 deste mês, a população poderá ver uma matéria completa deste ritual na Tv Mandaguaçu (www.tvmandaguacu.com.br).

Parabéns a todos os voluntários que deixaram seus afazeres para homenagearem a nossa cidade com esta comida soborosa.

INFORMAÇÕES: (44) 9157 – 6200 (Secretário Luiz Carlos Volpato - Departamento de Indústria, Comércio e Turismo).

411 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.