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Serviços Urbanos - Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

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Procon de Mandaguaçu resolve 85% das reclamações sem recorrer as medidas judiciais.

Entre os 330 protocolos registrados, a maioria se referia às operadoras de telefonia.


Procon de Mandaguaçu resolve 85% das reclamações sem recorrer as medidas judiciais.

Um balanço dos atendimentos realizados pelo Procon de Mandaguaçu nos últimos 12 meses revelou que as empresas de telefonia lideraram em queixas da população. Entre os 330 protocolos registrados, a maioria se referia às operadoras de telefonia. Já em outros quesitos se destacaram vendas online, bancos e empréstimos não contratados.

De acordo com o coordenador do Procon de Mandaguaçu, Lucas de Moura, a resolutividade dos procedimentos administrativos deste órgão é cerca de 85% da demanda, os outros 15% exigem medidas judiciais junto ao Juizado Especial Cível desta cidade”, explica o coordenador.

Entre as atividades praticadas pelo Procon, o mesmo também realiza atendimentos preventivos e orientativos, dos quais não ocorre abertura de protocolo. Além do acolhimento de reclamações contra empresas que oferecem produtos ou serviços.

Para Moura, os consumidores estão mais cientes dos próprios direitos e isso vem aumentando, consideravelmente, o número de atendimentos realizados nos Órgãos de Proteção ao Consumidor em todo país. “Isso faz com que as empresas fornecedoras tenham mais consciência e adquiram uma relação de respeito com o consumidor. É importante ressaltar que o próprio Código de Defesa do Consumidor prevê prazos e oportunidade para a fornecedora sanar o problema consumerista, seja por um vício de qualidade do produto ou por má prestação de serviço. Portanto, a intervenção do Procon se justifica quando a fornecedora nega o atendimento para solução do problema, não por outra razão”, finaliza o coordenador do Procon de Mandaguaçu.

Procon é a sigla de Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, é um órgão público que visa proteger os direitos dos consumidores, garantindo que o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90) seja cumprida e respeitada. O órgão público atua na execução de procedimento, reclamações, denúncias e recomendações, concernentes às relações de consumo, além de atuar com a conscientização e a motivação do consumidor sobre as relações consumeristas, visando o consumo consciente de bens e serviços.

Procon: 44 3245 1990

Rua Nicola Estefano, 219 Mandaguaçu

Horários de atendimento: 11 às 18hs de segunda à sexta feira.

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #defesadoconsumidor

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