Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Mandaguaçu, quarta-feira, 10 de agosto de 2022 Telefone (44) 3245-8400

Atendimento Atendimento: Segunda à sexta-feira das 08h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h

Quar
10/08
Parcialmente Nublado
Máx 13 °C
Min 10 °C
Índice UV
7.0
Quin
11/08
Predomínio de Sol
Máx 19 °C
Min 9 °C
Índice UV
7.0
Sext
12/08
Predomínio de Sol
Máx 21 °C
Min 10 °C
Índice UV
7.0
Sáb
13/08
Predomínio de Sol
Máx 24 °C
Min 12 °C
Índice UV
7.0

Assistência Social - Quarta-feira, 01 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito de Mandaguaçu participa de evento para adesão ao pacto nacional pelos direitos da pessoa idosa

Um dos temas abordados foi sobre as etapas que os municípios devem cumprir para se habilitarem à adesão ao Pacto Nacional.


Prefeito de Mandaguaçu participa de evento para adesão ao pacto nacional pelos direitos da pessoa idosa

O evento aconteceu ontem terça-feira (31) em Curitiba. O chefe do poder executivo de Mandaguaçu participou do encontro que reuniu prefeitos de municípios de todo o estado. O objetivo é criar uma mobilização para que as cidades façam a adesão ao Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa. A ação é realizada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), através do Departamento da Política para a Pessoa Idosa (Dppi).

A secretária de Ação Social Adriana Bueno da Silva também participou do encontro que foi realizado no auditório Mário Lobo em Curitiba.

Um dos temas abordados foi sobre as etapas que os municípios devem cumprir para se habilitarem à adesão ao Pacto Nacional.

Além disso, é realizada uma parceria com a Universidade Federal do Paraná com o intuito de capacitar os gestores e conselheiros municipais que aderirem ao Pacto.

A ação é direcionada aos prefeitos, gestores municipais e conselhos dos direitos da pessoa idosa. Todos os 399 municípios paranaenses foram convidados, e Mandaguaçu garantiu seu espaço.

O prefeito acredita que a capacitação para cuidar dos idosos é urgente. “O período de pandemia nos mostrou que precisamos melhor para cuidar desse público, por isso precisamos com urgência implantar políticas públicas para dar uma nova realidade. Por que Mandaguaçu tem hoje uma população de 25% de idosos acima de 60 anos e por isso estamos trabalhando muito para implantar o Pacto no município”, finalizou.

CIDADANIA – O Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa reúne diretrizes que trabalham, por exemplo, ações de cidadania e inclusão dessa população. Entre elas estão a Cidade Amiga do Idoso, a inclusão digital da pessoa idosa, o programa Viver a Vida, as instituições de longa permanência, a implantação e implementação dos conselhos e fundos municipais dos direitos da pessoa idosa.

“O Paraná é um exemplo para as demais unidades da federação. Temos 399 Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, além de 387 municípios com fundos municipais”, explicou Adriana Oliveira, chefe do Dppi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-PR).

“Também já avançamos para 361 planos municipais dos direitos da pessoa idosa. Isso significa que os municípios e o Estado têm trabalhado para ter um diagnóstico completo da população idosa e, assim, garantir o trabalho na promoção, prevenção e defesa de seus direitos”, arrematou Adriana.

Assessoria de Comunicação

#prefmandaguaçu #mandaguaçu #idosos #açãosocial

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Portal da Transparência

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 05/08/2022

Portal atualizado em: 09/08/2022 10:56:50

Prefeitura Municipal de Mandaguaçu - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.